tribuna socialista

quinta-feira, dezembro 18, 2008

NA GRÉCIA AO FIM DE 2 SEMANAS: ABAIXO ESTE GOVERNO DE SANGUE, POBREZA E PRIVATIZAÇÕES!

"Abaixo a este Governo de sangue, pobreza e privatizações", eram as palavras escritas nos cartazes que os cerca de 7 mil manifestantes levavam HOJE ao fim de quase 2 semanas de confrontos sociais na Grécia.

O que se passa na Grécia é muito mais que uma revolta de jovens anarquistas e a palavra de ordem que reproduzimos exibe qual o objectivo do movimento social grego: a revolta individual contida em cada um está a transformar-se em revolta colectiva e social contra as consequências de políticas neo-liberais e anti-sociais!

E a Grécia, é um país da mesma Europa de Portugal!...

O aumento do precariado entre os trabalhadores, o aumento do desemprego, o ataque à escola pública, a alteração do direito à saúde "para todos" para só para alguns, os jovens com a sua vida própria adiada, ... tudo num contexto de dinheiro a rodos para socorrer a alta finança e restrições ao dinheiro para se dinamizarem medidas e realizações sociais!

O que se passa na Grécia, o que já se passou em França e pode voltar a acontecer, exige uma imensa resposta europeia contra as consequências do neo-liberalismo, mas é também um desafio para a convergência social e política de todas as forças, correntes, grupos e pessoas que sabem que está na capacidade de afirmação socialista a alternativa ao capitalismo neo-liberal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também vergonhoso é a forma comos os média portugueses têm encobrido a situação...ou dizem que são "anarquistas e comunistas", ou então não falam.
A RTP chegou ao desplante de suprimir notícias do seu site.