tribuna socialista

terça-feira, janeiro 20, 2009

ESPERANÇA ... DE QUAL É QUE FALAM?

A eleição de Barack Obama é, sem dúvida, um dado novo e muito interessante na sociedade norte-americana. A sua eleição superou, no plano social, os limites do Partido Democrata, um dos dois partidos do sistema!

A eleição de Obama representou, de facto, o nascer de uma enorme espectativa, mesmo esperança, depois de anos de uma Administração desastrosa para os norte-americanos e para todo o Planeta.

Mas é preciso algum cuidado quando se fala em esperança ... é que não é espectável que a "esperança" de que se fala, possa ser a mesma quando ouvimos governantes, quando ouvimos trabalhadores, quando ouvimos banqueiros, quando ouvimos sem-abrigo ...

Essa "esperança" será posta à prova quando a Administração de Obama tiver que apresentar medidas contra a crise financeira/económica/social, quando tiver de cumprir com o fecho de Guantanamo, quando tiver de retirar do Iraque, enfim, quando tiver de concretizar as suas promessas de levar para a sala oval da Casa Branca os anseios e as vontades dos americanos.

Perante todos esses desafios, certamente que será possível descobrir o verdadeiro significado da "esperança" ... será possível avaliar em como a concretização da "esperança" só será possível se houver coragem para se ir para além dos limites do actual sistema.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu estou céptico em relação a Obama. Realmente esperança e sonho, tenham a importância que tenham, não chegam, são precisas políticas concretas e que no fim do mandato os sentimentos de mantenham.