tribuna socialista

terça-feira, janeiro 06, 2009

SÓCRATES NA SIC: RAZÕES PARA NÃO DAR A MAIORIA ABSOLUTA AO PS!

Acreditamos que José Sócrates, apesar de ser o secretário-geral do PS, não representa a opinião e o sentir de todos os aderentes e simpatizantes socialistas. Porque sempre que fala, Sócrates é mais o primeiro-ministro de um governo com políticas liberalizantes do que própriamente o secretário-geral de um partido que ainda se vai dizendo socialista (embora já com o recurso a muitos adjectivos decorativos ...).


Ontem na SIC, Sócrates foi mais do mesmo. Tirando o (tardio!) reconhecimento de que afinal vamos estar em crise, o primeiro-ministro continua a movimentar-se numa espécie de esquizofrenia, ou seja, há uma realidade que só Sócrates (e o seu governo!) vê, e não é vista nem sentida por mais ninguém!


A abordagem aos prometidos 150 mil novos postos de trabalho, a relação com os professores, a estatização de bancos, o modo como se habituou a responder fugindo às questões que lhe são colocadas, o deserto de novas soluções que não se confundam com propaganda, são motivos suficientes para não dar mais 4 anos de maioria absoluta a este PS de Sócrates.


No entanto, a solução não está nos que representam as raízes da actual crise, ou seja, a direita do tipo PSD e/ou CDS. Um retorno ao governo desses partidos, em conjunto ou em separado, só contribuiria para o agravar da actual crise que muito rápidamente pasaria de crise económico-financeira para uma profunda crise social !


Mesmo no actual quadro político-partidário (e nada se deve ou pode esgotar aí!) existem soluções que podem contribuir para o desenvolvimento de políticas anti-liberais, mais democráticas e claramente com incidência social. Mas qualquer dessas novas soluções políticas não pode abdicar ou ignorar a necessidade de mobilizar e integrar a dinâmica de uma maioria social de esquerda! Nessa maioria social naturalmente que estão incluídos todos os aderentes e simpatizantes socialistas que nunca deixaram de o ser!

Sem comentários: