tribuna socialista

domingo, janeiro 18, 2009

GAZA: a propósito de uma manifestação em Berlim ...











Este é um relato pessoal a propósito de uma manifestação realizada em 17 deste mês (ontem) contra a invasão israelita em Gaza.
Estava em Berlim e quis aproveitar a oportunidade para manifestar também a minha solidariedade com os massacrados palestinianos.
Tenho defendido que o problema que existe desde a criação do Estado de Israel, não é hoje resoluvel na base de posições de força militar, mas também não o é apelando-se a nacionalismos ou fundamentalismos de toda a espécie, venham eles de onde vierem.
Na manifestação em Berlim, estariam cerca de 5.000 pessoas, sendo uma grande maioria imigrantes provenientes da Palestina e de países daquela área geográfica.
As palavras de ordem não eram todas as mesmas: os manifestantes imigrantes pronunciavam palavras de ordem claramente nacionalistas e religiosas; os manifestantes provenientes de grupos e partidos das esquerdas alemãs adoptavam posições mais políticas!
Um episódio (que ilustro com uma fotografia) elucidativo das consequências das posições nacionalistas e religiosas, foi uma discussão a que assisti entre um dos dirigentes dos imigrantes e um israelita. A discussão só aconteceu por ser um israelita a querer demonstrar a sua solidariedade com o massacrado povo de Gaza. Não descortinei um único momento em que esta discussão tivesse sido aproveitada (nomeadamente pelo dirigente imigrante) para apelar à unidade dos trabalhadores palestinanos e israelitas contra o autismo dos respectivos governos e contra as políticas nacionalistas e fundamentalistas!
A única posição que vi contra os fundamentalismos, contra os nacionalismos, contra o capitalismo apelando ao socialismo na Palestina e em Israel foi de um pequeno grupo alemão, que desconheço, (ver foto) intitulado "Revolutionare Perspektive Berlin". Sintomático do estado em que se encontram alguns sectores das esquerdas ...
A par de tudo isto, lá estavam os polícias equipados (!) até aos dentes e muito eficientes (!) a filmarem todos os passos da manifestação ....
O Médio Oriente precisa urgentemente de uma perspectiva libertária, socialista e claramente anti-nacionalista e anti-fundamentalista!
João Pedro Freire

Sem comentários: