tribuna socialista

terça-feira, julho 21, 2009

CNT-FAI-POUM-UNIDADE: A PROPÓSITO DO SOCIALISMO QUE QUEREMOS!

Somos de opinião que marxistas e anarquistas precisam de falar mais. Precisam de saber analisar em conjunto a História. E, nada melhor, que os exemplos da revolução espanhola do século passado.
Marx e Bakunine precisam de sentar-se à mesma mesa para enfrentarem o século XXI, o século da globalização capitalista neo-liberal.
Estados, fronteiras, diplomacias, parlamentarismos que só representam os eleitos, elites ... nada disto interessa!
Há um socialismo que está presente em Marx e em Bakunine que a prática das suas organizações fez desviar, alterar, adulterar ... é urgente reconquistar esse socialismo com dimensão internacional, que nunca prescinde das liberdades, que é construído com a iniciativa das pessoas, trabalhadoras, cidadãs!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, não devemos ignorar a História do socialismo; mas devemos transcender as versões deturpadas que uns e outros (tanto no campo do socialismo marxiano como no campo do socialismo bakuniniano) têm feito.
O que não vejo aqui e agora é uma reflexão social e política original.
Não vejo pessoas de esquerda, seja qual fôr a tendência, a debruçarem-se sobre a realidade social portuguesa (no contexto da situação europeia e mundial, como não podia deixar de ser).
Lamento dizer isto, mas a verdade é que não teve eco a minha análise, «Portugal... país neocolonial?» (de Maio deste ano), talvez por estar em antecipação de uma tomada de consciência colectiva que tarda.
Hoje, em Portugal, não existe realmente condição para um debate frutuoso à esquerda.
Isso deve-se - quanto a mim - a uma visão redutora, esterilizante, da política, vendo-a como contenda eleitoral somente. Equacionam tudo em função do voto. Assim, sem dúvida, nada de interessante poderá sair, quer ao nível teórico quer prático.
Manuel Baptista