tribuna socialista

terça-feira, julho 07, 2009

SERÁ QUE CHORA MESMO PELO EX-MINISTRO?

António Chora é dirigente do Bloco de Esquerda e é um dos membros mais conhecidos da Comissão de Trabalhadores (CT) da AutoEuropa. Já foi deputado pelo Bloco de Esquerda.

É inegável que tem tido uma acção notável na defesa dos trabalhadores da AutoEuropa. Chora e outros trabalhadores responsáveis pela CT da AutoEuropa mostraram como pode ser importante a acção de uma Comissão de Trabalhadores no ambito da gestão de uma grande empresa, numa perspectiva de defesa e representação dos trabalhadores.

Mas últimamente alguns acontecimentos relacionados com a acção de António Chora, dão que pensar: primeiro, foi derrotado numa consulta por voto secreto aos trabalhadores da AutoEuropa, sobre um pré-Acordo negociado com a Administração da empresa; agora, resolveu ladear o ex-ministro Pinho, numa homenagem à acção daquele do demitido Ministro da Economia. Não só ladeou o ex-ministro, como até lhe terá dirigido palavras elogiosas ...

Algumas questões:
  • trata-se de um caso isolado e pessoal envolvendo um dirigente do Bloco? Mas será que um dirigente do Bloco se pode envolver desta maneira com um ex-ministro do governo Sócrates, mesmo que a título pessoal ?
  • trata-se de um sinal (mais um?...) do caminho iniciado por alguns dirigentes do Bloco em direcção a um acordo pós-eleitoral com o PS ?
  • afinal António Chora ainda fala em nome dos trabalhadores da AutoEuropa ou já faz valer a sua figura de homem mediático para mandar às urtigas as suas responsabilidades políticas como dirigente do BE e como membro de uma CT?
  • Será que o jantar em que participou Chora foi um "jantar que não tinha carácter de afirmação política", como afirmou Louçã ?

É claro que António Chora não representou o Bloco, nem foi pelo BE mandatado para tal jantar. Mas, como dirigente do Bloco, como dirigente da CT da AutoEuropa, como figura pública que é sempre associado a uma coisa e à outra, António Chora deveria explicar-se públicamente para todos percebermos a(s) teia(s) em que as figuras políticas com impacto mediático estão metidas ... teria a ganhar e muito, a qualidade da nossa (cada vez mais formal!) democracia!

Sem comentários: