tribuna socialista

quarta-feira, julho 15, 2009

PALMA INÁCIO: morreu um lutador!


Atenção! ... não vou homenagear o "revolucionário" que serve ao centrão, não homenageio sequer o "revolucionário" que nunca foi!
Homenageio o LUTADOR incansável contra a ditadura salazarista e marcelista. Homenageio o homem Palma Inácio e as suas mil-e-uma contradições. Homenageio quem não desarmava perante a situação e imaginava novas formas de luta e de resistência à ditadura.
Se fosse hoje, Palma Inácio seria um "terrorista" ... aliás, Spínola teve dúvidas sobre a qualidade de resistente anti-fascista e lutador de Palma Inácio! Quis considerá-lo de "prisioneiro de delito comum" ... a sua libertação também passou pelo movimento popular que se ergueu na libertação de 25 de Abril de 1974! Já nesses dias foi preciso muito movimento e iniciativa populares para quebrar com os conluios e as divagações do aparelho de Estado!
Palma Inácio morreu! Fica e ficará o exemplo de um homem que foi "coragem, coragem e coragem. E solidariedade também" como lembra o seu camarada da LUAR (1), Camilo Mortágua ...
João Pedro Freire
(1) Liga de Unidade e Acção Revolucionária, foi fundada em 1967.

Sem comentários: