tribuna socialista

quarta-feira, setembro 30, 2009

CAVACO SILVA vs GOVERNO: UM SINTOMA DO ESTADO NOS NOSSOS DIAS ...

Ontem Cavaco Silva acrescentou ruído ao ruído que já existia no aparelho de Estado. Não esclareceu, passou ao lado das verdadeiras questões que havia (e continuam a existir!) para serem esclarecidas.

Mas também não interessa muito tentar descobrir o sumo desta questão. Acabam por ser meras tricas entre políticos que estão esclerosados por anos e anos de joguetes e joguinhos em todo o aparelho de Estado.

Por isto, é que este aparelho de Estado nunca pode representar qualquer interesse verdadeiramente público. Os Estados no século XXI já não são meras representações classistas, mas tendem a tornar-se como uma espécie de realidade dentro da realidade mais geral. São uma imensa máquina burocrática que escapa a qualquer controlo democrático e social. Os actuais Estados reproduzem o secretismo e a opacidade das grandes empresas. Decorre daqui a guerra - que muita gente não percebe, nem perde tempo a perceber! - entre o Presidente e o Governo.

Esta guerra entre duas cabeças do Estado, dá para entender como a democracia tem ficado à margem de todo o aparelho de Estado. Interrogamo-nos mesmo o que teria de acontecer a este Estado se houvesse um esforço social pela sua democratização?!

1 comentário:

Manuel Monteiro disse...

O comentário é oportuno. O comportamento do PR revela, mais uma vez, que não existe no nosso país um verdadeiro Estado de Direito, democrático.
Se Cavaco Silva fosse um PR a sério, um defensor das nossas instituições democráticas, devia imediatamente apurar se os factos são verdadeiros e, assim sendo, entregar os alegados responsáveis à justiça, para serem julgados e punidos (fosse quem fosse). Se o PR não tem força (ou vontade) para defender a sua própria instituição então, não terá força (ou vontade) para defender a nossa democracia e o povo (que supostamente) representa. Como tal, penso que Cavaco Silva devia demitir-se do cargo ou, caso houvesse alguma disposição legal, devia ser demitido. Deste modo, o povo teria oportunidade de eleger alguém que garantisse as boas pratica democráticas.
A falta de acção de Cavaco Silva durante a sua presidência tem sido uma afronta à democracia. Basta recordar os episódios da visita à Madeira, o caso BPN, o caso TVI, o mau estar social, o caso Freeport e agora este caso.