tribuna socialista

quarta-feira, novembro 25, 2009

25 DE NOVEMBRO DE 1975: LIBERALISMO vs SECTARISMO ... E O SOCIALISMO ?

Em 25 de Novembro de 1975 dizem os partidos do arco neo-liberal (direcção do PS incluída) , que a "democracia venceu".

Do lado das esquerdas, essa data marca o triunfo de uma concepção de "democracia" onde o representativismo torna-se incompatível com uma concepção mais participativa e directa.

O 25 de Novembro de 1975 revelou que um processo revolucionário não se pode manter, ad-eternum, num impasse, sem qualquer sentido político definido, com as massas populares e trabalhadoras ao sabor de mil e uma formas de
sectarismos, populismos e esquerdismos. Quando isso acontece, quase sempre, a contra-revolução acaba por triunfar!

O 25 de Novembro de 1975 é uma data que deveria merecer debate à esquerda. Até porque é um debate que é sempre actual: que socialismo se pretende para o século XXI?

Em 1975, a revolução portuguesa esteve polarizada entre uma social-democracia que funcionou como guarda-chuva que albergava reacionários e reformistas convictos, e, correntes à esquerda onde abundava muito lenino-estalinismo, estalinismo e maiosmo, tudo muito "vanguadista" e, como tal, ultra-sectário.

Em muitos momentos, faltou, de facto, um pólo democrático e socialista, claramente anti-capitalista, que desse algum sentido politico ao movimento social, sem o colocar num qualquer colete de forças imposto por uma qualquer "vanguarda".

Em 2009, o mais importante é conseguir debater serenamente tudo o que aconteceu, sem tabus e sem preconceitos. É urgente que o socialismo para o século XXI não volte a incorporar modelos que falharam profundamente !

2 comentários:

Anónimo disse...

só que quem é «reconhecido», entenda-se pelos média capitalistas, como «esquerda», nem está interessado nesse debate e os média «alternativos» em Portugal são confrangedores ou são quase clandestinos!
é UMA SOCIEDADE ESTAGNADA, POR CULPA DAS CHAMADAS «ESQUERDAS», AS QUAIS NÃO SÃO CAPAZES DE AUTO-CRÍTICA. POR ISSO SÃO EXTREMAMENTE SECTÁRIAS E CONSERVADORAS.

João Pedro Freire disse...

Comentários anónimos ... porquê ?