tribuna socialista

domingo, novembro 29, 2009

HILARIANTE: HUGO CHAVEZ APELA À CONSTITUIÇÃO DA 5ª (!) INTERNACIONAL ...


Não se sabe se dará jeito à venda de petróleo, mas Hugo Chavez apelou à constituição de uma "5ª Internacional"...

Hugo Chavez para além do tradicional aliado cubano, tem também outros muito "originais" que devem ter saltado de contentes, com o anúncio da formação da "" ... lembramo-nos do amigo iraniano, do amigo norte-coreano, do amigo russo ... todos eles exemplos do que é a construção do "socialismo" ...

Chavez, sempre muito imaginativo nas "soluções" que encontra para defender (!) os mais desprotegidos, agora que começa a experimentar os primeiros deslizes internos na "sua" Venezuela, volta-se para os "mais desprotegidos" no plano internacional, onde tem passado o tempo a confundir dirigentes estatais (como o iraniano) com as massas trabalhadoras ...

Imparável este Chavez no seu processo de esquizofrenia política ...

7 comentários:

Nuno Cardoso da Silva disse...

Pois é. O Hugo Chavez é divertido, mas é dos poucos que tenta construir uma sociedade mais justa. Na Venezuela há empresas a serem controladas pelos trabalhadores. Há expropriação de latifúndios, para dar terra a quem a não tem. Foram criadas clínicas gratuitas nos bairros pobres, para dar assistência médica a quem nunca a teve. O ensino universal e gratuito foi generalizado. As indústrias estratégicas estão a ser nacionalizadas... Mas é giro fazer troça do homem, porque se lembrou de lançar a ideia de uma 5ª Internacional. No fundo, no fundo, esta bizarria é, aos vossos olhos, mais importante que o muito que ele tem feito pelos pobres da Venezuela. Mas por vezes penso que, apesar das bizarrias, um Hugo Chavez podia-nos ser muito útil.

João Pedro Freire disse...

Nem tudo o que parece, é! E Hugo Chavez, decididamente, não é! Não é socialista. Não basta falar muitas vezes nos pobres, para se ser socialista! Chavez é, antes de mais, um populista ex-militar que soube, num determinado momento, ler os ventos que corriam na América Latina contra a sistemática preponderancia e exploração cometida pelo imperialismo norte-americano. Mas, aos poucos, Chavez não constrói nada de novo, mas copia modelos que falharam. As tais empresas "geridas" pelos trabalhadores, são afinal geridas por prolongamentos da burocracia estatal que Chavez foi criando. O ensino gratuito e universal durará enquanto der o petróleo. E agora até parece ter a necessidade de criar focus regionais de tensão armada para clamar pela defesa da pátria.
Sim ... acho anedótico o apelo a uma "5ª Internacional", porque esse apelo é só para consumo interno do próprio Chavez. Fora da Venezuela quem o leva a sério?
Tenta descobrir algum neste apelo alguma coisa igual (!) ou parecido com os processos que levaram à constituição da 1ª, da 2ª, da 3ª, da 4ª Internacionais. Na História as caricaturas do que já aconteceu, acabam sempre por ter consequências trágicas ... infelizmente!

Anónimo disse...

O camarada Nuno Cardoso da Silva não era o tal libertário do MRPP?

Sim, é bizarro criar uma 5ª internacional, apesar de o Governo Chavez se preocupar com os "pobres" e haver controlo "operário" (leia-se burocrático, não?)

João Pedro Freire disse...

Continuo e continuarei a pedir que os comentários sejam assinados. Não custa nada e motiva mais o debate!
Obrigado.

Nuno Cardoso da Silva disse...

Ao "Anónimo":

Acho bem que nunca fiquemos satisfeitos com o pouco que se vai fazendo. Mas o constante bota-abaixo relativamente a Hugo Chavez porque ele não é perfeito, é francamente ridículo. Não interessa que se esteja hoje muito melhor na Venezuela do que antes de Hugo Chavez. O que interessa é que o homem não é um puro socialista libertário como nós gostaríamos. Até aposto que muitos gostariam de o ver derrubado pelas forças mais reaccionárias da Venezuela, só para termos um inimigo mais fácil de zurzir. Será que somos todos masoquistas?

Anónimo disse...

Uma coisa que sempre foi clara pra mim é que Chavez nunca foi socialista, mas sempre foi obrigado pelas massas a ir mais longe do que queria.
Sobre a 5ª Internacional, vejamos:
Os Stalinistas defendem até hoje a 3ª Internacional. Os Trotskistas brigam até hoje pela 4ª Internacional. Brigam entre si (PSTU, OT, LBI, POR, PCO, ...)
Nessa situação, o que a 3ª ou a 4ª têm feito de concreto para avançarmos em relação ao socialismo.
Será que não seria o momento de aproveitar a oportunidade para fazer Chavez ir mais além em sua proposta?
Não seria uma oportunidade para os revolucionários socialistas se aliarem para dar uma linha política realmente revolucionária para uma nova Internacional?

José de Lima

João Pedro Freire disse...

Caro José Lima,

Estamos de acordo relativamente a Hugo Chávez.

Sobre a "5ª Internacional" e/ou uma nova "Internacional", há, de facto, a necessidade de algo que organize internacionalmente não só a luta, mas também, a alternativa socialista ao capitalismo globalizado.

Mas essa "Internacional" não surgirá, de certeza, na sequência de um apelo de um governante que, no plano internacional, escolhe amigos entre os governos do Irão, da Coreia do Norte, da Rússia ...

João Pedro Freire