tribuna socialista

quarta-feira, dezembro 16, 2009

GREVE ÀS COMPRAS NO DIA 24 DE DEZEMBRO!




FAZ TODO O SENTIDO ESTE APELO:

NINGUÉM FAÇA COMPRAS NO DIA 24 DE DEZEMBRO!

Sabia que, em 2006 e 2007, do bolo total de "gastos" das empresas portuguesas, apenas 12,5%, em média, foram custos laborais (ou seja, salários) ?

doze-e-meio-por-cento?

... Nesse caso, como é possível que possa assim ser tão significativo o impacto do aumento de 25€ no salário mínimo (uma percentagem mínima desses 12,5% ...) nas contas das empresas, a ponto de justificar isto?

Quanto é que ganha quem toma estas decisões?

Andam a fazer de nós parvos. A desculpa da crise está a permitir que a finança e o "direito a lucrar" pressione ainda mais os trabalhadores precarizados e explorados, the bottom of the food chain.

O Código de Trabalho que temos permite, por exemplo, o que a SONAE se propõe fazer: aumentar para 60h de trabalho a semana laboral nos hipermercados, consoante a necessidade da empresa na quadra dos ho-ho-hos. Não contratam mais gente, apesar do desemprego (e, logo, da disponibilidade de mão de obra), apesar do trabalho barato - sobrecarregam os trabalhadores que têm ao dispor, e não pagam horas extraodinárias, apesar dos lucros.

Por tudo isto, os trabalhadores dos hipermercados e supermercados marcaram uma greve, para o dia 24 de Dezembro.

Uma greve contra o direito a fazer as pessoas trabalhar 10h por dia (que, com o tempo de refeição e os transportes pendulares de e para o trabalho se transformam em 12h ou mais), contra o Código de Trabalho que temos, que legaliza escravaturas de várias formas e feitios, contra o que se adivinha: o desaparecimento de quaisquer regulações laborais em nome do mercado global, da diminuição constante do valor do trabalho face ao da finança especulativa, que vai indo, bem obrigada.

Esta é uma greve bem pensada: num dia de pressão grande no mercado à conta das prendas de última hora, num dia que é simbólico q.b.

Num dia que pode dar que falar.

... E esta é uma greve em que nós podemos todos ajudar:

BOICOTE OS HIPERMERCADOS E SUPERMERCADOS NESSE DIA!

Não faça compras.

Antecipe ou adie.

Seja um não-consumidor solidário.

Dê força ao protesto - e passe mensagem ...

4 comentários:

rt disse...

"O socialismo construído na luta social pelos jovens" - então e quem já não é jovem, fica excluído desse maravilhoso socialismo?
Essa utilização da palavra "jovem" faz lembrar a utilização da palavra "mulher" pelo PCP de há poucos anos - os camaradas empenhados na construção do Homem Novo esqueciam sempre o homem. Este socialismo libertário quer construir o JOVEM, esquecendo os velhos - e os desgraçados de meia idade, como eu.
Chamem-me pessimista e fantoche da reacção, mas essas construções do NOVO parecem-se todas demasiado com os velhos preconceitos.

João Pedro Freire disse...

Vera Y. Silva,

Antes de mais obrigado por ter visitado este blogue e ter deixado um comentário critico.
Parece-me (mas não quero especular) que há no seu comentário algum recalcamento devido a experiências passadas mal resolvidas.
Se voltar a reler o cabeçalho deste blogue há-de reparar (agora com um bocadinho mail de calma...) que ninguém apela a nenhum "homem novo", nem se esquecem os mais "velhos", aqui enquadrados no seu estatuto social de "trabalhadores".
Se quiser ter a paciência de ler alguns textos deste blogue, pode constatar que aqui não moram tiques do léxico lenino-estalinista. Só que não abdicamos desta coisa de não ter paciência com o capitalismo (ou social ou globalizado ou de estado ou privado ou reformado ou outra coisa que venham a inventar para ficar tudo na mesma) e estarmos MESMO interessados numa alternativa socialista que permita às pessoas ser o que elas quiserem ser, sem ignorarem o bem comum!
Já agora e muito sinceramente, aprecio/amos que se tenha identificado.
Saudações cordiais,
João Pedro Freire

João Pedro Freire disse...

Vera,

Faltou dizer que somos ambos de meia idade ... mas não me considero "desgraçado"!

João P Freire

Francisco disse...

Se calhar, se permitem a opinião doutro "meio-usado" socialista, novo, será na aplicação que não na ideia.
Mas creio que sem jovens, (e todos os outros à mistura, pois então) a ideia do Socialismo não passará de ideia porque já nos vai faltando qualquer coisa... não acham?

A verdade é que o Capitalismo encarrega-se de desfaçer a vida de todos, e talvez seja mais sentido nos jovens que perdem prespectivas de vida. Claro que todos os outros também, mas...
Enfim... desabafos