tribuna socialista

quinta-feira, dezembro 31, 2009

RUBRA : uma revista que contribui para um debate sério à esquerda!

A Rubra é uma revista independente de qualquer um dos partidos da esquerda portuguesa. Mas é uma revista comprometida com os grandes combates sociais e políticos pelo socialismo.

A Rubra é um contributo sério para um debate sério à esquerda e por uma alternativa global ao capitalismo.

A Rubra prova também que o debate à esquerda não se reduz ao espaço dos partidos existentes. Vai muito mais além das fronteiras de qualquer partido. Deve estar onde estão as lutas sociais, a luta de classes, os movimentos sociais.

Dirigida por Raquel Varela, já tem disponível o número de Inverno de 2009/20101, no qual destacamos os seguintes artigos:
  • Editorial: A face visível do Governo;
  • Porque ganhou o PS ?
  • A Viena Vermelha;
  • A magia da publicidade;
  • Marxismo e anarquismo: Staughton Lynd e Andrej Grubacic debatem como mudar o Mundo;
  • Portugal fora da Nato, Nato fora de Portugal.

"Não existe capitalismo sem corrupção. A economia capitalista de hoje, ao contrário do que alegam os liberais, não vive sem ajudas públicas maciças: os hospitais privados vivem do dinheiro da ADSE e dos vales cirurgia, as escolas privadas, das "comparticipações do Estado", as construtoras, dos concursos públicos e das "derrapagens" orçamentais, e os bancos, na hora H de milhões de euros subtraídos aos contribuintes para não se afundarem. Não há mercado livre no mundo do lucro. Há a mão visível ou invisível do Estado, e cada vez mais presente. Uma consequência é que cada vez há mais corrupção", pode ler-se no Editoral, o qual conclui, "Devemos exigir a prisão dos corruptos, todos eles, os ocultos e os visíveis que continuam em horário nobre a comentar os ocultos. Mas a nossa política contra a crise só pode ser uma: lutar contra os despedimentos, organizando os trabalhadores para essa luta; exigir a redução do horário de trabalho para 35 horas semanais se redução de salário, reposição da idade de reforma aos 60 anos; nem mais um cêntimo para "incentivar" ou salvar bancos e empresas privadas; nacionalização das empresas que demitam trabalhadores; fim imediato da parceria público-privada; fim das propinas, nacionalização da energia, da banca e do sector financeiro. O dinheiro de todos nós só pode ser usado para bens de todos nós."

A assinatura - que sugerimos! - da revista pode ser feita através do mail revistarubra@gmail.com.

Sem comentários: