tribuna socialista

sábado, dezembro 26, 2009

NEM LIBERDADE SEM SOCIALISMO, NEM SOCIALISMO SEM LIBERDADE ...

Fosse a China mais pequena, menos poderosa sob o ponto de vista económico e financeiro, e, certamente estariam todos os governos ocidentais a falar de "direitos humanos", de sanções, de muitos etc e etc de retórica ...
Ainda há poucos dias vimos o que é que os governos ocidentais fazem em prol dos direitos humanos a propósito de Aminatu Haidar, a mulher saraui que esteve mais de um mês em greve de fome, para conseguir o simples direito de poder regressar ao seu país ocupado ...
O Sara Ocidental de Aminatu não é a China, e, a hipocrisia dos governos que tivemos a oportunidade de ver a propósito da mulher saraui, toma agora a forma de diplomacia da mentira e da subjugação em relação à China.
A China que só é "socialista" para quem ainda precisa desses "argumentos" para contestar o socialismo, é um exemplo do que significa uma realidade em que a liberdade económica fica sempre à frente das liberdades políticas e sociais. Acontece também no Ocidente, principalmente quando as sociedades são invadidas pelos medos securitários transformados em politicas oficiais dos Estados e seus governos. Na China, o securitarismo tem a ver com a ideologia totalitária de um Estado desde sempre transformado nessa aberração que deu/dá pelo "socialismo num só país"!
Liu Xiaobo agora condenada por ter opinião diferente dos burocratas chineses é só mais um grande exemplo de que o socialismo precisa de liberdade, da mesma forma que a liberdade precisa de socialismo, para não fomentar injustiça, miséria e formalidades democráticas.

Sem comentários: