tribuna socialista

sábado, janeiro 23, 2010

2011 - Por um candidato anti-capitalista!

Entre outras e outros , João Delgado, membro da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, lançaram uma PETIÇÃO dirigida às direcções do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português, apelando a um candidato anti-capitalista.
TRIBUNA SOCIALISTA tem uma opinião diferente sobre o modo como deve surgir uma candidatura unitária das esquerdas. Deve ser anti-capitalista, mas afirmativamente democrática e socialista.
Os autores da petição estão a reagir contra a candidatura de Manuel Alegre que surge por iniciativa dos apoiantes alegristas tem estado num certo processo de imposição às outras esquerdas todas. Manuel Alegre não tem também sido muito claro relativamente a politicas do governo e da direcção do PS, as quais são claramente de direita e pró-capitalistas ...
Esta também é uma iniciativa que propicia o debate à esquerda!


To: Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português
Mais de um milhão de portugueses (18\%) votaram no passado mês de Setembro nos partidos de esquerda que se opuseram de forma clara às políticas liberais de José Sócrates.
Em 2011 o povo de esquerda deve ter a oportunidade de votar num candidato que se afirme com um discurso anti-capitalista consequente, livre de oportunismos e tacticismos.
Os signatários, cidadãos e cidadãs de esquerda, dirigem-se às direcções do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português, como principais forças partidárias anti-capitalistas, no sentido de que dialoguem, com o objectivo expresso de apoiarem uma candidatura comum às eleições presidenciais do próximo ano, fora da área governamental e do PS.
Esta petição não pretende promover os seus autores, pelo que será iniciada sem assinaturas dos promotores. É uma petição do povo de esquerda, que quer ter direito a votar orgulhosamente, e não por cálculo e aceitando males menores.
Porque só o combate contra Sócrates e o capitalismo nos deixa alegres, não votaremos em quem o apoiou.
Contacto - 2011anticapital@gmail.com

2 comentários:

Francisco Gonçalves disse...

Num ponto estou de acordo com a TRIBUNA SOCIALISTA, a candidatura das Esquerdas deverá ser “afirmativamente democrática e socialista”.
Numa altura em que o Capital e o Estado andam de braço dado, e em que muitas das reformas milionárias tem por base o Estado patrão, a aposta deverá ser numa voz critica deste estado de coisas, e acima de tudo reconhecida da sociedade civil, independentemente se faz ou não parte das hostes deste ou daquele partido, e embora para muitos isto possa parecer uma heresia, desafio-os a fazer uma sondagem de opinião junto desses 18% de eleitores, ponham-lhes na frente uma lista de prováveis candidatos e deixem-nos livremente escolher, certamente, e se a lista fosse idónea, a escolha seria bem diferente da das elites partidárias…
E porque “quem cala consente”, a escolha deverá desde logo inibir o nome daqueles que apostam numa pseudo unidade das Esquerdas com a finalidade de atingir um “score” eleitoral, vencer a Direita, passa por ganhar os eleitores e não os aparelhos partidários, os Portugueses merecem uma candidatura Independente de todo e qualquer tipo de compromissos, que não seja o de servir os Portugueses…

Nuno Cardoso da Silva disse...

Parece-me muito bem a ideia de uma candidatura anti-capitalista. O problema é encontrar um candidato credível. Alguém pensou em Boaventura de Sousa Santos?