tribuna socialista

sexta-feira, setembro 24, 2010

Reunião de activistas das esquerdas: a ideia e o comentário!

No "Combate Social", o António Pinho lançou a proposta, a ideia. Todos os comentários sobre esta proposta de iniciativa são benvindos.

Amigos e camaradas,


A situação política em Portugal é um nojo. Os direitos vão-se reduzindo e a esmagadora maioria da população empobrece a olhos vistos. E ninguém poderá dizer onde vai parar esse processo; alternam-se as medidas nocivas com os anúncios ameaçadores.


A direita no poder, mesmo quando usa o nome de partido socialista, campeia por aí, à desfilada, telecomandada por Bruxelas e pelos “mercados”, ousando, cada vez com maior descaramento, aplicar medidas selváticas, fascizantes e genocidas.


A esquerda institucional não sai da sua rotina de discursos mais ou menos bem conseguidos, que ninguém ouve; de desfiles sempre iguais, todos os três meses, pelas avenidas; não tem um projecto credível de promover uma paragem no processo empobrecedor e, menos ainda, de o fazer recuar.


Perante a evidente ineficácia da esquerda portuguesa em geral, todos temos responsabilidade. E não consola nada saber que no resto da Europa a situação é semelhante.


Perante essa ineficácia, há que pensar, pesquisar, discutir e traçar novos objectivos, novos processos, que mobilizem, que coloquem as decisões das lutas na base e, nessas tarefas, cabe toda a esquerda, pertencente ou não a partidos.


Em Julho último, a propósito das eleições presidenciais, realizaram-se duas reuniões de militantes e activistas, para discutir o estado da esquerda portuguesa. E foi consensualizado que se iria continuar.


Queres entrar nessa discussão? Se estiveres disponível, diz.


Propomos sábado, 30 de Outubro, em local a designar.

A posição do TRIBUNA SOCIALISTA é esta:

Caro António Pinho,
É sempre de saudar o apelo à criação de espaços que discutam alternativas às alternativas que nunca resultam.
Como sempre e mesmo como militante do Bloco de Esquerda, estou disponível para uma discussão que tenha a ousadia/ambição de conseguir uma conclusão.
O espaço das esquerdas - as novas, as velhas, as acomodadas, as irrequietas, ... , todas! - precisa de saber criar pontes de diálogo, em vez de cada qual só se preocupar com a sua aldeia.
Este apelo a uma nova reunião de "activistas de esquerda", deveria (é uma sugestão!) surgir sob a forma de Manifesto, subscrito, numa primeira fase, por quem se quiser assumir como "organizador" dessa iniciativa. O "antónios", os "joões", os "maneis", as "miquelinas" , ... , activistas com cara deveriam dar expressão a esse Manifesto dirigido a todas e todos os que passam a vida a apanhar na cabeça com as pseudo-soluções neo-liberais e já não têm pachorra para "alternativas" que só são no nome.
Porque é possível desenhar e trilhar outros caminhos diferentes, muito diferentes, daqueles que temos vivido, muitas vezes impostos para além da expressão eleitoral. E deveriamos ter a ousadia de afirmar que o que pretendemos, não é só contestar, mas organizar uma alternativa de poder!
Fica a minha sugestão para o António Pinho e para todas e todos que estiverem interessados numa iniciativa deste tipo.
Abraços.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou dos que estará sempre pronto para reunir com quem quiser redinamizar a esquerda. Por isso, se a reunião se fizer, lá estarei.

Houve uma altura em que desejei que o BE pudesse ser a bandeira sob a qual todos nós nos pudéssemos reunir, mas a prática bloquista parece não querer que tal se concretize. O BE tem expressão parlamentar, mas não tem expressão estratégica. É bom para um voto de protesto, mas não oferece alternativas reais. Por isso continua a ser necessário que quem é de esquerda e quer ser alternativa, procure, em encontros e reuniões, gerar uma dinâmica de contrapoder que convença os portugueses não só que há oposição, mas que há sobretudo alternativas.

Nuno Cardoso da Silva