tribuna socialista

sábado, janeiro 29, 2011

REFLEXÕES SOCIALISTAS LIBERTÁRIAS À VOLTA DA REVOLUÇÃO DE JASMIM ...

No Facebook estão registadas algumas reflexões socialistas libertárias sobre a revolução de Jasmim que percorre países árabes, como a Tunísia, o Egipto, a Jordânia ... acontecimentos bem perto da Europa onde os trabalhadores e os jovens também têm dado mostras de crescente oposição e constestação às políticas neo-liberais de austeridade impostas pela Comissão Europeia e pelos governos europeus do arco neo-liberal.
A auto-iniciativa popular é real, não é virtual ... mas as redes sociais têm-se assumido como instrumento de apelo à mobilização. Lá como cá !


A iniciativa popular nos países arábes é/deveria ser um bom exemplo para os trabalhadores europeus que estão a ser fustigados por políticas miseráveis de austeridade, de cortes salariais e cortes nas prestações sociais. Tudo enquanto os tubarões ultra-ricos continuam a enriquecer e a pavoniarem-se ...

(28 de Janeiro de 2011)

QUANDO É QUE SERÁ QUE, POR CÁ, OS TRABALHADORES E OS JOVENS TAMBÉM TOMAM CONTA DA SUA PRÓPRIA VIDA ?
FAÇAMOS NÓS AS POLITICAS QUE QUEREMOS ... NÃO DEIXEMOS QUE DECIDAM POR NÓS!
ISTO SERIA DEMOCRACIA! EXIGÊNCIA DE MAIS DEMOCRACIA COM MUITO MAIS JUSTIÇA!
Vejam o que está a acontecer aqui ao nosso lado, nos países árabes ....

(28 de Janeiro de 2011)



Sim!!!! .... eu falo em ocuparmos as ruas que percorremos diáriamente pelo nosso próprio pé!
As ruas pertencem-nos ... são nossas!
São o nosso parlamento ... é lá que podemos dizer o que queremos, o que pensamos o que desejamos como A NOSSA VIDA!
Da Grécia, da Galiza, do País Basco, do Egipto, da Jordânia, da Tunísia, de França, da Rom...énia .... há um enorme corredor humano EM LUTA POR UMA DEMOCRACIA QUE FUNCIONE COM A NOSSA VONTADE E O NOSSO QUERER!

(28 de Janeiro de 2011)



Enquanto corre uma brisa renovadora de jasmim, há um cheiro pestilento da hipocrisia das relações entre os Estados que também vai crescendo ...
Os governos tunisino, egipcio, jordano ... são aliados de longa data da Comissão Europeia, dos governos europeus e dos EUA ...
Agora os governos europeus e norte-americano pedem "reformas", mas... antes nunca pediram democracia a sério contra as democracias de fachada que financiaram e apoiam militarmente!
Lembram-se quando a seguir ao 25 de Abril de 1974, todos os partidos falavam em "socialismo" ? Todos ... mesmo o CDS ("socialismo humanista") e o PPD (PSD) (o orgão central da JSD chamava-se "Pelo Socialismo") ...
QUANDO AS MASSAS DESPERTAM, QUANDO EXIGEM DEMOCRACIA A SÉRIO, TODA A TRALHA DOMINANTE EXALA HIPOCRISIA !!!!!

(29 de Janeiro de 2011)

Há quem do alto de um parlamentarismo afunilante grite que o poder "não pode cair nas ruas" nos países do mundo árabe percorridos pela revolução de jasmim ...
São gritos e temores de quem não quer mudar absolutamente nada!
Perante poderes corruptos, sem legitimidade democrática, que impõe politicas que nunca foram sufragadas, .... , o ...poder tem mesmo de ser derrotado na ruas!
Tem de ser derrotado pelos que só podem votar (quando podem!) de "X" em "X" anos.
Há momentos em que a democracia tem de ser exercida directamente ... porque o excesso de representativismo, afunila, restringe, exclui!
É isto que se passa na Tunísia, no Egipto, na Jordânia ... mas é isto que também começa a ser preciso por esta Europa, onde a democracia só chega à tralha dominante!

(29 de Janeiro de 2011)



Um dos factos mais significativos dos levantamentos populares nos países arabes é a contestação aos partidos comprometidos com os regimes contestados e com todo o período anti-democrático e policial.
Muito justamente a iniciativa popular EXIGE a dissolução desses partidos e a irradicação dos "políticos" comprometidos com esses partido...s. Muito justamente, porque a exigência de mais democracia é incompatível com quem violou a democracia e restringiu as liberdades democráticas e os direitos sociais.
O partido de Ben Ali que dominou a Tunísia pertencia à dita Internacional Socialista.
O partido de Mubarak no Egipto era unha com carne com as Administrações norte-americanas, Obama incluído.
Exemplos de partidos que exibem a distância entre o que dizem e o que fazem ...
Estes exemplos não se ficam só pelo Mundo Árabe. Embora só sejam denunciados quando a iniciativa popular acorda e se inicia um processo de transformação social... A Europa está CHEINHA de casos semelhantes! Partidos "socialistas" no nome, mas liberais (i.e.capitalistas) nas práticas. Ou partidos liberais no nome e de extrema-direita nas práticas.
Mas esses exemplos podem também ser apontados a países como a Coreia do Norte, a China e até Cuba ... quais as práticas dos partidos dominantes nestes países têm alguma coisa a ver com o "comunista" ou "socialista" ou "dos trabalhadores" que ostentam na sigla ?
A auto-iniciativa popular para o inicio de transformações revolucionárias tem esta particularidade inovadora e também revolucionária: se é para mudar, então nada do passado pode passar por inovador!Ver mais



(29 de Janeiro de 2011)

Sem comentários: