tribuna socialista

segunda-feira, março 14, 2011

KARL MARX: 128 ANOS DEPOIS ...

Há 128 anos falecia Karl Marx ...



Em nome dele, o marxismo sofreu mil e uma caricaturas, ainda mais distorções e usurpações ...
O "marxismo" como ideologia de Estado tem sido o caminho mais rápido para se mutar num turbilhão totalitário ... esquece-se, vestido de Estado, que a emancipação dos trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores ...

Também há uma versão "marxista" por parte daqueles que só falam em Marx para os que lhes convém. Para, no final, mandarem Marx às urtigas ... são os que se esquecem que "os filósofos têm-se limitado a interpretar o Mundo de diversas maneiras; o que importa é transformá-lo."



Nos tempos da globalização capitalista, quando o capital, vestido de "mercados", já não vê fronteiras, nem Estados, nas suas estratégias de dominação, seria muito importante, até decisivo, relembrar Marx, no Manifesto do Partido Comunista: TRABALHADORES DO MUNDO INTEIRO, UNI-VOS!

Porque são os homens que fazem a História e não o contrário … A História não faz coisa nenhuma. Não fomenta quaisquer lutas. O capital há-de tentar opor-se à sua própria ruína. São as contradições internas do capitalismo que conduzem à sua destruição: mas só porque um adversário se desenvolve independentemente da vontade do capitalismo (ou seja, o proletariado) … “.

Actual, não acham?

Sem comentários: