tribuna socialista

segunda-feira, junho 07, 2004

EM 13 DE JUNHO VOTO PS: PORQUE LUTA POR UMA EUROPA SOCIAL!

Critiquei a escolha de Sousa Franco para cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu. Porque foi uma escolha que obedeceu muito mais à lógica dos equilibrismos da direcção do PS e muito menos a uma opção por um socialista para uma acção claramente socialista.

Mas apesar disto, VOU VOTAR NO PARTIDO SOCIALISTA!

É um voto em nome dos milhares de trabalhadores, jovens, reformados, mulheres e homens, que continuam a identificar o Partido Socialista como a primeira e principal barreira contra a direita e o seu governo.

O meu voto no PS não é um voto contra as esquerdas. É, isso sim, um voto totalmente contra as direitas, contra o seu governo, contra a corrente liberal que tem tentado destruir a vontade por uma Europa Social e tudo o que tem sido conseguido desde a 2ª Guerra Mundial em matéria de direitos democráticos e sociais.

O meu voto no PS é também um voto que promete luta para que o Partido Socialista não fuja às suas responsabilidades de partido de esquerda, de partido que deve estar comprometido com uma Europa profundamente democrática, participada e social.

O meu voto no PS é um voto também contra as influências neo-liberais que invadem o PS e os PSs por essa Europa! Influências neo-liberais como aquelas que fazem de Tony Blair um autentico coveiro do seu próprio partido e um autentico lacaio de Bush! Se fosse inglês lutaria para que o Partido Trabalhista derrubasse Tony Blair e voltasse às suas tradições democráticas e socialistas...

O meu voto no PS não é um voto em nome de patriotismos que se tornam em nacionalismos e que impedem uma Europa Unida, Democrática e Social. Uma Europa Social não se constrói com a unidade (abstracta!) dos deputados portugueses. Da união de deputados socialistas com deputados de direita em nome de Portugal, só pode resultar a mesma salgalhada que tem adiado, ao longo dos últimos anos, uma União Europeia mais social e mais participada!

Voto no Partido Socialista e apelo ao voto no PS, mas reconheço a importância da pluralidade da esquerda para se combater o abstencionismo e assim se conseguir obter uma clara maioria das esquerdas no Parlamento Europeu! Essa maioria é uma das condições para se barrar o caminho ao neo-liberalismo que tem dominado a construção europeia e afastado os cidadãos dessa construção.

O meu voto no Partido Socialista é também um voto contra a guerra. Contra a participação de uma Europa Unida nas aventuras imperalistas e belicistas da Administração norte-americana. A Europa precisa de Paz, de contribuir para a Paz no Mundo.

O meu voto no Partido Socialista é também um voto contra os nacionalismos, contra as políticas xenófobas, contra a perseguição e marginalização dos emigrantes.

O meu voto no PS é um voto por um Parlamento Europeu que se preocupe com políticas e medidas sociais. Que combata as assimetrias no espaço europeu. E uma dessas medidas poderia ser a implementação de um SALÁRIO MÍNIMO EUROPEU!

O meu voto no Partido Socialista é um voto contra uma Constituição europeia anti-democrática. É um voto por uma processo democrático e constituinte para a elaboração e definição de uma Constituição democrática para uma Europa Unida, Democrática e Social.

O meu voto no Partido Socialista é um voto activo, um voto de luta, um voto que precisa de mais votos que tornem este espaço que é o PS cada vez mais comprometido com a transformação democrática e socialista e afastado dos jogos de lobbies e de influências neo-liberais!

João Pedro Freire
Militante nr.3760



Sem comentários: