tribuna socialista

quinta-feira, junho 10, 2004

MATOSINHOS: O PS NÃO É SÓ NARCISO MIRANDA E MANUEL SEABRA ... TAMBÉM HÁ MILITANTES!

Os acontecimentos na lota de Matosinhos no passado dia 09, mostram o estado a que chegou o Partido Socialista em Matosinhos: o nível zero no debate político, a passagem para o campo do caceteirismo, do populismo, da antítese de tudo o que deveria ser o respeito pela tradição democrática de um Partido Socialista!

Há, no PS de Matosinhos, dois responsáveis por esta situação: de um lado, Narciso Miranda que nunca soube aceitar os resultados eleitorais que ditaram a sua derrota para Presidente da Concelhia de Matosinhos; do outro lado, Manuel Seabra, Presidente eleito da Concelhia, que não tem sabido exercer o cargo para que foi eleito com a devida autoridade que lhe advém da legitimidade democrática.

O autor deste texto, já propôs inúmeras vezes caminhos possíveis para o rápido saneamento do clima de “guerra civil” que se vive no PS de Matosinhos: ouvir a opinião dos militantes, convocar uma Conferência de Militantes do PS de Matosinhos para se debater tudo o que se passa no concelho.

Os militantes socialistas de Matosinhos não têm sido chamados a intervir, a dar a sua opinião. Têm, isso sim, sido aproveitados para alimentar cada um dos “exércitos” das facções agrupados atrás dos nomes desavindos. Os militantes do PS de Matosinhos, merecem muito mais, porque são eles, afinal, a voz e a vontade soberanas. Ou deveriam ser!

Os acontecimentos de 9 de Junho na lota de Matosinhos demonstram que o Partido Socialista tem de saber encontrar para as próximas eleições camarárias, uma alternativa que não se fique pela dicotomia gasta “Manuel Seabra ou Narciso Miranda”. Os militantes, de certeza, que saberão encontrar essa alternativa!

O Partido Socialista não pode ficar refém de uma guerra entre dois nomes que já nada tem a ver com diferenças políticas, mas unicamente com ambições pessoais. E o Partido Socialista em Matosinhos deve retomar activamente, com os seus militantes e o povo trabalhador, o papel de principal força transformadora e modernizadora do Concelho!

Por último, a minha homenagem ao Prof.Sousa Franco. A campanha eleitoral demonstrou, de facto, a envergadura de um homem com profundas convicções livres e democráticas. Exemplo para muitos socialistas que cá ficam ...

João Pedro Freire
Militante nr.3760

Sem comentários: