tribuna socialista

segunda-feira, dezembro 20, 2004

CO-INCINERAÇÃO E ... SABER ACEITAR A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ!

Não vamos discutir cientificamente se a co-incineração é a melhor solução para os lixos e resíduos deste País. Não só porque não estamos habilitados a fazê-lo, mas principalmente porque esse não é um problema cientifico, mas um problema político perante o qual não deve ser ignorada qual a opinião e a vontade das populações que serão apanhadas pela instalação dessa solução.

É um péssimo principio pretender impor a co-incineração baseando-se sómente em ditos critérios de "prova" cientifica. Revela falta de capacidade para o diálogo e para se aceitar a participação cidadã. Não revela nem firmeza de principios nem defesa do chamado interesse nacional. Revela, isso sim, teimosia! E isso é preocupante quando se pretende ser alternativa a um governo que também foi isso em muitas matérias.

José Sócrates não é o detentor da verdade. Em matéria de co-incineração como em muitas outras matérias. E, sendo assim, deveria ter demonstrado mais humildade democrática em matéria de defesa do ambiente e do direito das populações decidirem o que entendem ser melhor para elas!

Quem edita o DEMOCRACIA & SOCIALISMO está firmemente empenhado políticamente em apoiar o PS num processo que clara mudança política e social. Tão empenhados estamos nessa mudança como em lutar para que o pior do chamado guterrismo ressuscite. Porque se isso acontecer, acaba por ser o próprio PS que ficará em causa enquanto alternativa de governo!

João Pedro Freire
Militante PS nr.3760

1 comentário:

Mario Garcia disse...

Caro João Pedro Freire,

Lamento estar em completo disacordo consigo.
O processo da co-incineração foi conduzido na altura pelo Ministro José Sócrates com toda a responsabilidade, e graças à demagogia da oposição da altura, os resíduos industriais continuam por tratar neste País.
Os verdadeiros atentados ambientais já lá estavam e lá continuam: as cimenteiras de Souselas e do Outão, esta última em pleno Parque Natural da Arrábida.
Quando foi nomeada a Comissão Científica independente para dar o parecer sobre qual a melhor solução para este problema, todos prometeram confiar na solução que seria proposta.
Ironicamente, as tranformações que as cimenteiras iriam sofrer para que a co-incineração fosse adoptada, nomeadamente ao nível dos filtros, iriam mesmo melhorar a qualidade ambiental do ar em Souselas e Outão.
Mais uma vez, o medo e a ignorância, fomentados pela demagogia, transforma-se numa espécie de obscurantismo.
E, muitas vezes, a chamada participação cidadã resume-se a meia dúzia de pessoas mobilizadas para os directos dos telejornais...