tribuna socialista

sexta-feira, dezembro 03, 2004

NO PS FRANCÊS: 59% PELO SIM ! 49% PELO NÃO!


No referendo interno no Partido Socialista Francês o "SIM" à dita Constituição Europeia ganhou com 59% !

Importante é ter em conta que tal votação aconteceu depois de um debate vivissimo que mobilizou os 120 mil militantes socialistas franceses e a própria sociedade francesa. Por cá, no PS, debate NÃO HÁ! Há sómente uma campanha unilateral da direcção do PS pelo "SIM". Os que se manifestam pelo "Não" são, desde logo, apelidados de "anti-europeístas".

Pode-se discordar, como discordamos do "SIM" à chamada Constituição europeia. Mas é uma posição que ganhou legitimidade já que foi submetida ao debate democrático e livre.

Por cá, não é nem há nada disto!

Podemos ser uma voz minoritária, mas continuaremos a manifestarmo-nos contra a dita Constituição que IMPÕE uma Europa Liberal e com os cidadãos afastados da participação democrática. Ao mesmo tempo que reafirmamos o nosso empenhamento numa Europa federal, democrática e social! Uma Europa que funde uma cidadania democrática!

Dizemos também que anti-europeístas são aqueles que teimam em persistir num modelo que não motiva a participação cidadã e torna cada vez mais longingua a vertente social! Posted by Hello

Sem comentários: