tribuna socialista

domingo, dezembro 05, 2004

A REVOLUÇÃO CUBANA NÃO É DEMOCRÁTICA NEM COMUNISTA, afirma o neto de Che


A propósito das recentes libertações de dissidentes cubanos, reproduzimos um texto extraído do portal do Partido Social Revolucionário Democrático de Cuba que relata declarações do neto de Che Guevara, Canek Sánchez Guevara, sobre o regime de Fidel de Castro, feitas na cidade do México.

A revolução em Cuba "não foi democrática" e muito menos comunista, hoje em dia, "mas é antes um vulgar capitalismo de Estado também chamado "fidelismo", afirmou o neto do guerrilheiro Ernesto "Ché" Guevara, Canek Sánchez Guevara.

Numa carta e numa "auto-entrevista" publicada pelo semanário mexicano Processo, Canek criticou duramente o "messianismo" de Fidel Castro e perda de rumo que provocou à revolução, passando "de jovem revolucionário a velho tirano" que "falsificou" um ideal.

«A revolução pariu uma burguesia, aparatos repressivos dispostos a defendê-la do povo e uma burocracia à margem do povo. Mas foi sobretudo anti-democrática com o messianismo religioso do seu líder», assinalou.

Nos sus escritos, Canek desmonta um por um os pontos que foram sendo abandonados pela revolução cubana em relação ao seu propósito original, como "a criminalização da diferença", mediante a "perseguição de homossexuais, hippies, livre-pensadores, sindicalistas e poetas" e a instalação de uma "burguesia socialista (...) fingidamente proletária".

«A revolução já morreu há anos em Cuba: foi assassinada por aqueles que dela se serviram para que não se voltasse contra eles, teve que ser institucionalizada e asfixiada pela sua própria burocracia, pela corrupção, por um nepotismo e pela verticalidade de tão afamada organização: o Estado "revolucionário" cubano» , afirmou.

Além disso, não teve qualquer dúvida em classificar o regime de Castro como uma ditadura e acusando-o de trair os ideais iniciais da revolução.

«Com efeito, Fidel libertou Cuba da ditadura gangsteriana de Baptista, mas com a sua obstinada permanencia trasnformou-se, ele mesmo, num ditador», considerou.

«Todas as minhas criticas a Fidel Castro partem do seu alheamento dos ideais libertários, da traição cometida contra o povo de Cuba e da espantosa vigilância que estabeleceu no sentido de preservar o Estado acima das suas "gentes"».

O neto mais velho de Che Guevara assinala que a repressão que se vive na ilha, com a "vigilância perpetua sobre os individuos" e "a proibição das associações que podem agir à margem do Estado", não é mais que "um vulgar capitalismo de Estado" que, segundo ele, morrerá com Fidel.

«Sejamos honestos, na Cuba de hoje, um jovem rebelde como foi Fidel Castro seria imediatamente fuzilado e não condenado ao exílio», assegurou.

Sanchez Guevara conclui dizendo que o marxismo em Cuba é "sómente uma disciplina escolar" e que é a partir das ideias de Marx que se "pode ver, no seu conjunto, o estrondoso fracasso do ideal falsificado".

O neto mais velho de Che Guevara nasceu em Cuba, tem 30 anos e possui cidadania mexicana. Vive actualmente em Oaxaca e é escritor e desenhador gráfico. Sua mãe é Hilga Guevara, a filha mais velha do guerrilheiro.
Posted by Hello

2 comentários:

Anónimo disse...

isso é mentira se vc acredita nisso enão assista o documentario que se chama "fatos, não palavras" que está no blog doc de verdade e blog a busca pela justiça. aí você reflita sobre sua postagem, o neto de che deve estar com vergonha dele!!!

Anónimo disse...

aliás che guevara deve estar com vergonha do seu neto!