tribuna socialista

domingo, junho 19, 2005

O CAPITALISMO E O LIBERALISMO NÃO COMBATEM O RACISMO E O FASCISMO!


Este é o lugar para as políticas racistas, xenófobas e fascistas!

Mas o combate que se deve fazer a essas políticas e a todos aqueles que as apregoam, passa pela coragem de propor medidas socialistas e não a continuação de "receitas" situadas no quadro da chamada "economia de mercado" (com ou sem "social") ou do mais bacoco liberalismo ("neo" ou sem ser "neo").

O crescente deficite na participação democrática e cidadã substituida por uma elitização dos que têm a possibilidade de decisão e de concepção das tais "receitas", também contribui, na nossa opinião, para o ressurgimento das manifestações racistas e xenófobas.

A incapacidade política demonstrada pelos sucessivos governos e também, dramáticamente por um governo que se intitula de "esquerda", para enfrentarem a questão da emigração acaba por criar situações em que o aumento do desemprego (provocado pela incapacidade das políticas liberais e capitalistas resolverem as questões, por exemplo, das deslocalizações e da crescente precarização dos empregos) é associado ao aumento do número de emigrantes (eles mesmos, alvo primeiro do desemprego). Emigrantes que se debatem com crescentes problemas burocráticos, políticos e sociais que obstam a uma livre integração.

Uma outra questão merece reflexão: a incapacidade das juventudes dos partidos parlamentares (da direita à esquerda) para, nas escolas, recolocarem o associativismo estudantil como factor de auto-organização estudantil e como motor da organização de iniciativas que favoreçam o gosto e o prazer pela participação democrática como caminho para a resolução cívica dos problemas. Infelizmente essas juventudes partidárias parecem mais preocupadas em assumirem-se como fábricas de "produção de chouriços" ... Mais outra consequência de uma democracia crescentemente parlamentarizada e com deficite também crescente de participação dos cidadãos e dos trabalhadores a todos os níveis!
Posted by Hello

Sem comentários: