tribuna socialista

sábado, fevereiro 04, 2006

A LIBERDADE DE IMPRENSA NÃO SE DEFENDE COM HIPÓCRITAS!

Para os defensores do uso da força militar, como a que se usou no Iraque e querem voltar a usar no Irão, a questão levantada pelos cartoons de Maomé na imprensa dinamarquesa, assenta que nem uma luva! Falam em defesa da "liberdade de imprensa"...

Para os fundamentalistas islâmicos, como aqueles que privam as suas sociedades dos mais elementares direitos, os cartoons dinamarqueses funcionam como uma "boleia" para continuarem a impor lógicas de terror.

Uns e outros são as faces de uma mesma moeda. Diríamos, as duas faces de uma lógica de terror que se tem vindo a implantar en todo o Mundo.

É claro que a defesa da liberdade de imprensa tem de ser universal. Cortes à liberdade de imprensa em nome disto ou em nome daquilo, são a porta aberta para o corte total! São inaceitáveis!

A melhor forma de defender a liberdade de imprensa é . . . aumentar a liberdade de impresa!

Os liberais da nossa praça - que vão desde a direita ao próprio PS, a começar pela sua direcção - lembraram-se agora da liberdade de imprensa. Mas a liberdade a que se referem é uma liberdade de um único sentido, ou seja, a liberdade de apontarem o dedo esquecendo-se do que já fizeram (e fazem, sistemáticamente!) de semelhante.

As opções religiosas de cada um merecem respeito. Claro que sim! Mas as opiniões contra essas opções religiosas, quaisquer sejam, também merecem ser respeitadas. A liberdade de opinião (tal como a liberdade de imprensa) tem de coexistir tolerantemente com a diversidade!

A diversidade em liberdade é uma realidade muito pouco ou nada tolerada em sociedades totalitárias, de versão neo-liberal ou de versão religiosa(s). As lógicas securitárias - versão pró-Bush ou versão pró-fundamentalismo islâmico - que tentam dominar o Planeta, tendem para formas de totalitarismo monstruoso!

Os cartoons (que publicamos, retirados do Expresso) são, em si mesmos, inofensivos! O que já não é inofensivo são as ameaças, por causa desses cartoons, avançadas pelos fundamentalistas islâmicos e pelos fundamentalistas europeus!

A liberdade de expressão, todas as liberdades democráticas, uma sociedade de deveres e de direitos, só pode ser defendido com um projecto internacional assente em principios de tolerância, de relacionamento inter-étnico e inter-cultural, liberto dos obstáculos "externos" à afirmação do bem comum, o Estado e o capital. Um projecto de afirmação do socialismo, não como algo externo à vida, mas como a sintese possível de um compromisso que procura o bem comum para o conjunto da humanidade, afirmando simultaneamente o bem próprio e a individualidade de cada um. Posted by Picasa

2 comentários:

Politikos disse...

São inofensivos vistos com os «óculos» do Ocidente... Será difícil perceber isto?!?!

Geosapiens disse...

...concordo contigo em quase tudo...mas ponho outra prespectiva...olha pus um anuncio no meu Blog...se quiseres participa...um abraço...