tribuna socialista

quinta-feira, maio 11, 2006

PALHAÇADAS NA CHAMADA DIPLOMACIA DA ONU!!!


Cuba na Comissão dos Direitos Humanos da ONU ... uma entrada apoiada pelos EUA de Bush! Ou seja, os que mandam em Guantanamo e impõem um bloqueio a Cuba, saudaram a entrada do ditador Fidel na referida Comissão da ONU!!!!

Falar em descrédito de Bush, já não espanta! Falar em descrédito de Fidel, também não! Quanto à ONU ... é mesmo um enorme descrédito!


3 comentários:

Dolores Ibárruri disse...

Estou curiosa em saber onde e' que viram a noticia de que os EUA apoiam a entrada de Cuba no Conselho dos Direitos Humanos da ONU... Sobretudo quando Cuba nao se tem calado sobre as atrocidades americanas em Guantanamo e o incessante financiamento de Washington ao terrorismo contra Cuba.

Igualmente mirabolante e' acreditar que o Fidel tem mais dinheiro que a rainha de Inglaterra.

Ou voces estao a ser desonestos ou estao a deixar-se enganar...

João Pedro Freire disse...

Cara Dolores,

A notícia foi veículada pela TSF durante a semana que passou e foi objecto de um (excelente) comentário matinal, às 08.50H, na mesma rádio, pelo Fernando Alves.

É um facto que Cuba tem-se manifestado contra as atrocidades americanas em Guantanamo e em cadeias americanas. É um facto!

Mas será que em Cuba não existem atropelos aos direitos humanos? Será que não há presos políticos? Será que os exilados são todos contra-revolucionários? Será que em Cuba vigora uma verdadeira democracia socialista?

Fidel terá mais dinheiro que a Rainha de Inglaterra de acordo com a Forbes que é uma revista pró-capitalista. A notícia pode ser especulativa ... mas será que o nível de vida de Fidel e dos dirirgentes do governo cubano e das cupulas do PC local, tem alguma coisa a ver com o nível de vida dos cubanos em geral? Ou será Fidel parte de uma burocracia - igual à de Brejnev! - que tem vindo a enriquecer e a perpetuar-se (eternamente) no poder?

Não somos desonestos nem queremos enganar ninguém ... acreditamos é que o socialismo precisa de democracia como o corpo humano precisa de oxigénio.

Os seus comentários continuarão a ser benvindos!

Saudações fraternas,
João Freire

Rouxinol disse...

"Mas será que em Cuba não existem atropelos aos direitos humanos? Será que não há presos políticos? Será que os exilados são todos contra-revolucionários?"
Aqui na vizinha Espanha, há mais presos políticos que em Cuba, os erros dos outros não justificam os nossos ( eu sei ), mas um olhar crítico com base em factos quando se fala de Cuba é sempre complicado devido às ideias pré-concebidas...

"Será que em Cuba vigora uma verdadeira democracia socialista?"
O que é uma verdadeira democracia?

"Fidel terá mais dinheiro que a Rainha de Inglaterra de acordo com a Forbes que é uma revista pró-capitalista."
Essa notícia já se provou ser falsa, os lucros das empresas estatais cubanas não são de Fidel ( sempre é menos escandaloso do que lhe atribuirem uma parte do PIB como faziam à 2 anos atrás ).

"o nível de vida de Fidel e dos dirirgentes do governo cubano e das cupulas do PC local, tem alguma coisa a ver com o nível de vida dos cubanos em geral?"
Será ??

"Ou será Fidel parte de uma burocracia - igual à de Brejnev! - que tem vindo a enriquecer e a perpetuar-se"
Diz-me lá quem é a nova numenklatura..

"acreditamos é que o socialismo precisa de democracia como o corpo humano precisa de oxigénio."
Concordo, na América latina temos vindo a assistir a mudanças nesse sentido =)