tribuna socialista

terça-feira, maio 16, 2006

SOCIALISMO LIBERTARIO: Número de Maio de 2006

Periódico socialista libertário e revolucionário, SOCIALISMO LIBERTARIO tem já disponível o número de Maio, onde é dado destaque as recentes medidas de nacionalização decretadas por Evo Morales, na Colombia.

No Editorial, Jorge Herrero considera que as medidas de Evo Morales são uma consequência das sucessivas rebeliões sociais que se têm assistido na Bolívia, mas não se podem esgotar numa mera estatização.

O Editorial conclui: "Para nós, a chave passa pela socialização. Ou seja, por um controlo directo dos recursos pelos mesmos protagonistas, pelo conjunto das classes subalternas através da decisão sobre todos os aspectos económicos, começando também a mudar todos os aspectos da sua vida e da sua existência. Esta parece-nos ser a melhor perspectiva capaz de afirmar a justiça e o bem comum. Para isto, é exigido, como pré-condição, que o povo boliviano rompa com as ilusões políticas que actualmente tem no governo de Morales. Ilusões alimentadas também pelo decreto (nota: decreto 28701 referente às nacionalizações). Romper também com as tentativas de delegar na democracia e nas instituições (como é o caso do governo Morales) que acabam sempre por distorser as tensões sociais nos seus palácios de poder e em negociações com os poderosos de sempre. Um protagonismo e uma auto-determinação directa que as populações bolivianas experimentaram contraditóriamente em diferentes revoluções que se têm sucedido desde 1952. (...)."

Socialismo Libertario está também disponível em www.socialismolibertario.org Posted by Picasa

Sem comentários: