tribuna socialista

domingo, maio 28, 2006

NAS BARBAS DE UM GOVERNO DITO SOCIALISTA...

Perante a exploração infantil, como aquela que a multinacional espanhola ZARA pratica em Portugal e que é denunciada na edição do Expresso (revista Única), há sempre diversos comportamentos possíveis por parte dos poderes estatais:

* há os que se baseiam em estatísticas oficiais que dissimulam uma realidade conhecida por todos ...

* há os que defendem pura e simplesmente um sistema onde os direitos dos que trabalham são sempre condicionados e relativizados ...

* há também os que encolhem os ombros, até porque (!)... as crianças trabalham já que as suas famílias precisam do resultado do seu trabalho ...

Em todos os casos, subsiste sempre um sistema onde os trabalhadores não têm qualquer iniciativa, onde a sua vontade não é tida em conta, onde o que é relevante são os resultados macro-económicos conseguidos, não importa como, é preciso é que sejam bons ...

Este sistema é o que vigora em Portugal, onde existe um governo que se diz "socialista", mas que passa a vida a fazer vénias a patrões e vista-grossa às multinacionais que investem (!!!) em Portugal!

Sócrates enche a boca com "choques tecnológicos" que só ele é que parece ver ... será que ficará chocado com a reportagem do Expresso?? Posted by Picasa

3 comentários:

daphs disse...

Olá! Encontrei seu blog enquanto fazia um trabalho escolar a respeito do socialismo - história, doutrinas, revoluções, países que adotaram e/ou adotam esse sistema
(ou pelo menos se dizem socialistas), socialismo na atualidade - enfim, tudo o que for possível anexar sobre. Pois bem, se achares possível ajudar-me
nesta tarefa, gostaria que o senhor me respondesse, de forma sucinta, a seguinte indagação:
"Você acredita ser possível a implantação do sistema socialista no atual contexto social, político,
e econômico mundial? Se sim, de que maneira se daria essa "substituição" e quais as suas possíveis conseqüências?
Ficarei muito grata se puderes me ajudar com esta pequena contribuição. E se possível, responder-me até o dia de amanhã, 03 de Junho.
Um abraço!

João Pedro Freire disse...

Olá Daniele,

Na minha opinião o socialismo é um projecto actualissimo e é, na minha opinião, a alternatinativa ao capitalismo na sua actual versão globalizada.

O blog TRIBUNA SOCIALISTA é uma iniciativa colectiva de militantes pelo socialismo. A luta pelo socialismo faz-se também, na nossa opinião, no debate permanente e sem dogmas sobre qual o melhor caminho para tornar o socialismo como uma alternativa mundialmente reconhecida pela imensa maioria daqueles que tem sido autenticamente espezinhada pela actual versão do liberalismo e do capitalismo.

Para nós, o socialismo não pode ser confundido com o pesadelo estalinista, nem com a mentira social-democrata, nem com alguns caudilhos sul-americamos recém-convertidos a algo que dizem ser socialista mas não é!

O socialismo para nós, é aquele que foi definido por Marx e Engels no "Manifesto do Partido Comunista" ... o socialismo tem de ser obra da iniciativa dos próprios trabalhadores! Mas o socialismo é também aquele que bebeu a experiência de Rosa Luxemburgo com a Comuna de Berlim e a Liga Spartacus. Sem esquecer a luta de Leon Trotsky contra a burocracia totalitária estalinista e a de Andreu Nin, na Revolução Espanhola dos anos 30, por um socialismo que assentasse na auto-iniciativa e na auto-organização dos trabalhadores.

O socialismo é, antes de mais, um projecto internacional e internacionalista. Não se confina aos muros das fronteiras nacionais. Esta já era a preocupação de Marx e da Associação Internacional dos Trabalhadores, a 1ª Internacional. E na actual fase do capitalismo globalizado aumenta a responsabilidade política do socialismo como a única alternativa global ao capitalismo.

O que podemos, todos nós e em qualquer parte do planeta, fazer pelo socialismo:
ter sempre uma posição afirmativa e não só de oposição/contestação: o socialismo é um projecto alternativo!
lutar contra as concentrações monopolistas e transnacionais do capital. É possível a socialização da propriedade e da sociedade!
lutar pela generalização da democracia a todos os níveis da sociedade! O liberalismo/capitalismo tem -se caracterizado pela limitação da democracia, ora usando motivações securitárias (a dita luta contra o terrorismo), ora usando motivações economicistas (as chamadas recuperações económicas).
o que se passa à nossa volta, deve merecer sempre a nossa participação crítica e afirmativa! As intervenções social, política, cultural e económica não são exclusivas de "elites" ou de "especialistas"...
No século XXI, a luta pelo socialismo tem mais meios que no século XIX! Este meio - a Internet - que utilizamos pode servir para organizar vontades, para mobilizar militâncias, para tornar o socialismo um objectivo realizável por meios de intervenção social e de intervenção política e, não necessáriamente, de forma violenta do tipo insurreição armada. Em grandes áreas do nosso planeta, as classes trabalhadores conseguem, por meios políticos, fazer valer a sua vontade de mudança.

Essa vontade de mudança, expressa por via eleitoral, tem esbarrado com a falta de vontade das direcções das esquerdas social-democrata e estalinista, um pouco por todo o mundo. Tem faltado uma direcção revolucionária! Essa direcção revolucionária, no século XXI, não tem de surgir necessáriamente a partir da organização de um partido (como o bolchevique, na Rússia de 1917). Pode surgir do movimento social e da coordenação das formas de auto-organização que esse movimento social cria em situação pré-reolucionárias e revolucionárias. O certo é que sem uma direcção revolucionária lúcida e com objectivos claros, o capitalismo acabará por ressuscitar. Como tem vindo a acontecer. Diriamos que nunca esteve tão próximo o colapso do capitalismo. Mas ... nos momentos decisivos, parece que nunca esteve tão longe a capacidade de organização de uma direcção por parte do movimento social anti-liberal!

Mas a actividade militante é uma actividade de persistência, de paciência e de permanente acreditar!

Espero que também lute onde estiver!!

Saudações fraternas,
João Freire (Editor)

Samir Machel disse...

Infelizmente, o drama do trabalho infantil transcende muito mais que as explorações das multinacionais e da subcontratação.

A maior parte do trabalho infantil realiza-se na esfera familiar em actividades como a agricultura, hotelaria,...