tribuna socialista

sábado, dezembro 09, 2006

A PREPOTÊNCIA DOS ESTADOS

Todos os anos, a organização SOCIALISMO LIBERTARIO lança uma Campanha de Auto-Financiamento Internacional no ambito da corrente Utopia Socialista. Este ano, a campanha decorre nos meses de Dezembro (2206) e Janeiro (2007) sob o tema "COMUNHÃO REVOLUCIONÁRIA CONTRA A PREPOTENCIA DOS ESTADOS E DAS IDEOLOGIAS TOTALITÁRIAS".

No último número de SOCIALISMO LIBERTARIO é possível encontrar diversos textos sobre a referida campanha. Traduzimos um deles, intitulado "A PREPOTÊNCIA DOS ESTADOS", de Rocco Rossetti.

"A comunhão é um desejo intenso e um movimento interior que nos leva a comunicar e a compartilhar, a buscar o bem para nós e para os outros, juntamente com os outros. No entanto, esta pulsação pode-se expressar com diferentes graus e conteúdos, de maneiras muito distintas e até opostas em relação às aspirações positivas que as motivam. Pensar uma comunhão revolucionária pressupõe imaginar o seu valor transformador, não limitado, uma busca do bem que não exclui nenhum dos nossos semelhantes.

Neste sentido, a prepotência dos estados apresenta-se como um obstáculo a essa possibilidade. Uma prepotência que advertimos de forma concentrada, como violência contra a nossa vida e nas guerras contra os nossos semelhantes. O ponto mais alto de destruição de vidas humanas considera-se legitimo justamente porque os seus responsáveis são os estados. Pensemos na impunidade de que goza Israel enquanto Estado e, além do mais, democrático, ou nos crimes, também impunes, da ocupação do Iraque.

Uma prepotência que vemos quando é negado a homens e mulheres o direito de conseguirem uma vida melhor noutros países, obrigando-as a arriscar as suas vidas para chegarem até ao Ocidente rico, perseguindo-as e negando-lhes direitos elementares.

Neste momento, quando nos reconhecemos nos sofrimentos dos nossos semelhantes, quando nos identificamos com eles, a arrogancia dos estados parece-nos insuportável como um poder opressivo por cima de toda a sociedade. E é sempre assim, um poder alienado da sociedade perante o qual os seres humanos, não todos e não da mesma forma e da mesma maneira, têm uma série de direitos e de deveres administrados pelo mesmo Estado, de uma forma a que chama de cidadania.

Um poder opressor que, não obstante, é um produto da própria humanidade, das suas aspirações e dos seus limites.

Com efeito, esta prepotência estatal, em benefício de uma minoria opressora, baseia-se também no consenso dos oprimidos, quando se concebe como comunidade estatal, dominada pelo Estado, nos privilégios que este outorga, nas divisões que impõe face a outros seres humanos, sendo uma das causas do racismo.

A opressão e o patriarcado, o belicismo como origem e como recurso, são comuns a todos os estados, democráticos ou não, juntamente com um principio da ideologia totalitária de todo o Estado, quando se apresenta como a única forma possível de uma comunidade humana.


Todavia, as ideologias totalitárias, os sistemas de ideias que se apresentam como os únicos possíveis, não se reduzem sómente à política e às suas instituições. Pelo contrário, perante a crise da política, a vitalidade das religiões demonstra como, por um lado, a busca do bem está presente nas pessoas e, por outro lado, essa busca aliena-se igualmente da humanidade, teorizando no bem supremo e na perfeição divina a impossibilidade da auto-emancipação humana.

Também perante isto, procuramos uma comunhão humana, revolucionária, ou seja, transformadora e não exclusiva entre as pessoas, as comunidades e os povos"

Posted by Picasa

Sem comentários: