tribuna socialista

domingo, dezembro 31, 2006

2007: MAIS UM ANO DE OPORTUNIDADE PARA LUTARMOS POR UM PLANETA DE MULHERES E DE HOMENS LIVRES!

A edição de hoje da Pública (a revista dominical do Público) é para guardar.

Bem sabemos que o ambiente passou de assunto de uns quantos (à margem do que o pensamento único e dominante decreta como "actual"...) para uma quase moda.

A Pública relembra (tanto quanto uma revista deste tipo pertença de um grande grupo económico português, o pode fazer !) que a luta pela salvação do planeta Terra é uma luta a relançar em 2007 ... questiona: "Ainda vamos a tempo?"

Po estes dias, também ficámos a saber que uma plataforma de gelo equivalente à área da cidade de Lisboa, soltou-se do Ártico e navega, qual nova grande ilha, pelo oceano.

Há dois anos um tsunami causou a devastação e o caos pelos lados da Indonésia e da Tailândia.

Relembramos também o desastre que fustigou a cidade norte-americana de Nova Orleães.

São exemplos que alimentam a questão "Ainda vamos a tempo?".

Mas com esta questão, há outra també, pertinente: SERÁ QUE NOS DEIXAM REAGIR?

Em cada desastre natural, há um número impressionante de exemplos de solidariedade humana que podiam ser citados. Exemplos que acabam por ser efémeros ... Esses exemplos parece que, às vezes, incomodam as lógicas dominantes. Como se existisse uma forma pré-determinada (por técnicos ao serviço de interesses supra-nacionais...) "ser solidário" ...

Anos e anos de modelos económico liberal e estatista, ambos baseados numa competição suícida e desenvolvimentista, criaram um planeta literalmente à beira da explosão ...

Em ambos os modelos, as pessoas, a sua auto-iniciativa, a sua vontade, os seus modelos de solidariedade humana, foram postos num plano secundário ou proibicionista!

Podemos também concluir que anos e anos de receitas técnicas, de estudos cientificos (muito pouco independentes ...), de declarações governamentais, de acordos inter-estatais, ..., muito pouco fizeram, avaliando os resultados concretos neste Planeta estrambilhado!

Cada ano que se inicia, é um hábito repetirem-se declarações de boa-vontade e de boas-intenções ... Preferimos reter o planeta que é a nossa casa, para relançar um apelo à mobilização das vontades individuais e das vontades colectivas que se consigam construir livremente, para continuarmos em 2007 a luta por uma Planeta de mulheres e de homens livres. Um Planeta diverso, desigual na sua imensidão natural, acessível a todas as pessoas e a todos os povos, fraterno e interdito a modelos que continuem a matá-lo e a persistir na exploração do homem pelo homem! Posted by Picasa

Sem comentários: