tribuna socialista

quinta-feira, maio 10, 2007

Agora é o Porte Pago !!!???


Celebrou-se no passado dia 3 (Maio) o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Nesse dia, Adelino Gomes e José Manuel Fernandes, no “Público”, alertavam para o facto da liberdade de imprensa ser um valor cada vez mais em risco. Escreviam estes jornalistas que “matar o jornalista tornou-se, em algumas partes do mundo, a forma mais fácil, mais barata e mais eficaz de silenciar notícias inoportunas.” e que “há dez anos, doze anos, acreditava-se que a liberdade – e a liberdade de imprensa em particular – conhecia uma expansão irreversível. Hoje verificamos que não. “

Vem esta introdução a propósito da intenção do governo de José Sócrates de acabar com a política de subvenção do Porte Pago às revistas e jornais. Como rapidamente se constatará serão, mais uma vez, as comunidades portuguesas no mundo as mais afectadas, pois os custos irão disparar em flecha. O governo prevê que até 2009, o actual apoio de 70 % para território nacional e 90 % para o estrangeiro se vá reduzindo até aos 40 % !!!?? Como se já não fosse suficiente a política de encerramento de Consulados, temos agora esta fortíssima penalização no porte pago. A previsão é de que uma assinatura anual de um “jornal de província” passará a custar na ordem dos 60 euros, para a Europa, e para o resto do mundo o número será mais gordo…
O papel insubstituível da Imprensa regional está a ser asfixiado em nome de argumentos economicistas e nunca os imaginámos vindos do ministro socialista Augusto Santos Silva. Afinal que política de apoio às comunidades portuguesas é esta que trata os nossos compatriotas com beijinhos a abraços, quando são precisos os votos, mas com desprezo e indiferença quando se trata de promover a sua ligação à Mãe-Pátria ? Que política de promoção e defesa da Língua Portuguesa é esta que penaliza jornais e revistas portugueses ?
A maioria que nos governa, revela um autismo e um assumir de práticas neoliberais que diariamente vai destruindo as funções sociais do Estado, a um ritmo tal que a própria direita tem dificuldade em fazer oposição.

Como temos o “mau hábito” de não ficar indiferentes à realidade e tomar partido sobre as coisas; como o direito à informação é um dos direitos elementares da sociedade democrática; como nos recusamos a ter proprietários de consciência e sempre defendemos a liberdade de pensamento (em voz alta); como julgamos que não é possível viver sem ideias e sobretudo como consideramos que se está a praticar uma enorme injustiça aos nossos compatriotas que vivem no estrangeiro, aqui e agora fica registada a nossa discordância e oposição face a esta política, do governo Sócrates, em relação ao Porte Pago.



Jorge Silva e João Botelho.

Militantes do Partido Socialista / Viseu
Posted by João Botelho.

Sem comentários: