tribuna socialista

domingo, maio 13, 2007

RITORNELLO


Sabe que é Jorge Rodrigues ?

Já ouviu o programa "Ritornello" na Antena 2 ?

Fique a saber que Jorge Rodrigues foi o autor e apresentador do programa Ritornello durante 12 anos na Antena 2. Um excelente comunicador, um conhecedor do seu ofício e que de uma forma didáctica conseguiu cativar cada vez mais ouvintes durante os anos de emissão.

Pois o Ritornelllo ACABOU !!

Não por vontade do seu autor, mas porque ao fim de 12 anos como colaborador da Antena 2, se recusou a assinar mais contratos trimestrais e, naturalmente, queria que as leis do trabalho fossem cumpridas. Como resposta, a direcção da Antena 2 decidiu suspender unilateralmente a emissão do Ritornello.

Para todos os que gostam de música clássica (e não só) ; para todos os que apreciam o esforço de renovação que João Almeida está a fazer na Antena 2, esta é uma notícia muito, muito triste.

RITORNELLO espero pelo teu retorno !


Posted by João Botelho.

1 comentário:

Maria Fernanda Lima disse...

"Ritornello" é mais um sintoma...

Na política de terra queimada em que se transformou a Rádio Pública, não admira a ninguém o que aconteceu a Jorge Rodrigues e ao seu Ritornello.

Gente que nem suspeitava o que era o Serviço Público é colocada à frente da RDP e em nome de números de audiência (sem qualquer validade científica, estatística ou, sequer, instrumental) vai imitar (mal) os modelos das privadas - as tais que têm de sobreviver com os dinheiros da publicidade e hoje (em muitos casos) asseguram tanto de Serviço Público como as da RDP. Só que não recebem nada por isso, nem têm direito a qualquer parcela do Imposto para o Audiovisual!

A Antena 2 está quase reduzida a este triste espectáculo. A Antena 1 nem sabe onde é que fica o país que a sustenta. Silenciados uns, intimidados outros, pressionados a sair mais alguns... Profissionais como Graça Vasconcelos ou Cardoso Pinto (quem não lembra aquela forma de dizer poesia) são empurrados para a antecipação da reforma. Rui Dias José, após dois anos sem trabalho, foi despedido por não cumprir horário de trabalho(!!!) e aguarda agora que o tribunal reconheça a sua razão.

Por isso é que eu digo que os protestos em situações destas não se podem ficar apenas pelas tais peticões electrónicas que embora subscritas por milhares são olímpicamente ignoradas (ver Petição 1 e Petição 2 - estão lá nomes que agora são do Governo e nada fizeram para evitar fosse o que fosse!).

É urgente lançar um debate sério acerca da utilidade, da necessidade e das funções da Rádio Pública e do destino a dar aos montantes que resultam do Imposto para o Audiovisual, cobrado no recibo da electricidade.