tribuna socialista

sexta-feira, junho 08, 2007

GENERAL SEM MEDO


8 de Junho de 1958, o Almirante Américo de Deus Rodrigues Tomás, candidato pela União Nacional, é eleito Presidente da República, derrotando o General Humberto Delgado.

O mote da campanha eleitoral, de Humberto Delgado, foi lançado pela célebre frase "Obviamente demito-o", numa conferência de imprensa no Café Chave D´Ouro em Lisboa, a 10 de Maio de 1958, em resposta a um jornalista da France Press que lhe pergunta qual o destino que daria a Salazar no caso de ganhar as eleições.

A vasta movimentação popular que se seguiu permitiu criar pela primeira vez em três décadas de ditadura uma dinâmica de unidade da oposição contra o regime salazarista. O carisma do "General sem medo" surgiu como um fenómeno inesperado, bem como a erupção de massas no processo eleitoral.

O facto da oposição estar proibida de inspeccionar o funcionamento das assembleia de voto, reforçou a acusação de ter havido fraude eleitoral.Os números oficiais deram quase 25% dos votos a Humberto Delgado, contra 75% do candidato oficial, Américo Tomás, não sendo possível ainda hoje apurar os resultados reais dada a amplitude da fraude.


SEM MEMÓRIA, NÃO HÁ FUTURO !

Posted by João Botelho.

Sem comentários: