tribuna socialista

terça-feira, janeiro 22, 2008

EM DEFESA DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE!


O texto que se segue é retirado de ESQUERDA.NET do Bloco de Esquerda:




Começou este domingo, no Hospital Amadora Sintra, a recolha de assinaturas da petição Saúde, um bem sem preço. Para assinalar o início desta campanha pela defesa e reforço do Serviço Nacional de Saúde, um conjunto de activistas do Bloco de Esquerda esteve à porta de um dos hospitais mais movimentados da grande Lisboa, tendo conseguido juntar perto de 300 assinaturas em 2 horas.
Presentes no local, estiveram os deputados Francisco Louçã e João Semedo. Comentando a decisão de levar a cabo esta petição, Louçã aludiu à sua capacidade mobilizadora, uma vez que se trata de uma temática que diz respeito a toda a população, que poderá, desta forma, dizer ao governo "que quer uma alternativa responsável aos negócios que estão a torpedear a saúde em Portugal".
O objectivo final é chegar às 100 mil assinaturas. Estas serão recolhidas em iniciativas públicas por todo o país e na Internet, e terão, segundo o Bloco, a força de dizer ao parlamento do descontentamento da população com os caminhos que o SNS está a tomar, abeirando-se de forma perigosa da sua desarticulação e privatização.
A escolha do local para a iniciativa não foi ocasional: estes hospital foi o primeiro que, no serviço Nacional de Saúde, foi entregue à gestão privada. Embora existam sinais de que esta opção não foi a melhor, não se conhecem ao certo os seus resultados, uma vez que os relatórios de contas desta unidade se encontram por aprovar desde 2002, apesar do imperativo contratual que determina a sua apresentação anual. Este incumprimento foi uma das razões que levaram o grupo parlamentar do Bloco a propor, no passado mês de Novembro, uma comissão de inquérito ao Amadora-Sintra, prontamente recusada pelo Partido Socialista.
A campanha prossegue amanhã, com a realização de uma sessão pública em Coimbra, que contará com a presença de António Arnaut, João Semedo e Pedro Ferreira (investigador e docente na FEUC).


Sem comentários: