tribuna socialista

quarta-feira, março 31, 2010

APOIO A FERNANDO NOBRE: qual o significado que dou? (*)

A minha decisão de apoiar Fernando Nobre é um acto de liberdade, de consciência e de vontade na criação de um movimento social que contribua para mais qualidade para a nossa democracia.

O meu apoio também não se reduz ao facto de ser português. Portugueses afinal são todos os que vivem e trabalham em Portugal, independentemente da sua cor e da sua nacionalidade de origem. O meu apoio a Fernando Nobre decorre também da minha militância na esquerda socialista e de querer para o meu País mudanças que apontem num sentido de mais democracia, de mais Justiça Social, de mais liberdades, de mais Justiça na Economia!

Considero que Fernando Nobre no seu apelo à iniciativa social e cidadã pode abrir caminho para essas mudanças. Porque um Presidente da Republica também é um sujeito activo que pode influenciar uma nova geração de políticas de mudanças social, política, económica e cultural. Esta candidatura tem de se construir com esforço na angariação de assinaturas , mas também, com o sentido de que é preciso, desde já, saber influenciar com ideias, propostas e programas que mobilizem!

O percurso de vida e de homem de Fernando Nobre ilustra a força da sua candidatura. Mas não é um programa! Esse programa começou a ser construído com a sua declaração de candidatura. Mas, daí para a frente, tem de ser completado com a capacidade crítica e de saber influenciar politica e socialmente de cada um dos seus voluntários.

Não ajuda ninguém e muito menos Fernando Nobre, um clima de euforia e de abstracionismo que é visível em alguns apelos e declarações. Saber discutir ideias e propostas, mobiliza mas também fortalece a candidatura, na medida em que clarifica escolhas e apoios!
Há questões que não podem passar sem discussão:

  • a democracia que queremos não se esgota no parlamento! Queremos mais democracia directa, mais democracia participativa, queremos uma cidadania activa, livre, critica e consciente. Esta democracia mais forte, mais activa, mais viva precisa de uma República baseada na intervenção e na vontade popular e cidadã. Um Presidente pode influenciar!

  • somos uma nação de Paz que quer a Paz e que contribuiu para a Paz com o fim da guerra colonial. A Paz constrói-se com Paz e não com sistemáticas correrias aos armamentos nem com subjugação a lógicas de blocos politico-militares, quaisquer que eles sejam. Um Presidente sensível à iniciativa cidadã não pode estar de acordo com o envio de militares portugueses para cenários que só conhecem a guerra e onde a presença de tropas estrangeiras sempre tem significado guerra e nunca Paz. Também aqui um Presidente pode influenciar!

  • uma melhor distribuição do rendimento nacional não pode ser compatível com uma organização económica que fomenta a desigualdade, não consegue estancar o desemprego, é cumplice com o surgimento de mais miséria económica e social. Um Presidente também pode e deve influenciar!
Há uma maioria que está farta de uma democracia afunilada, que está farta de políticas económicas assentes numa lógica de socialização dos prejuízos e de privatização dos lucros, que está farta de facilidades para poucos e de dificuldades para muitos, que está farta de só deveres para muitos e de só direitos para uns quantos!

Fernando Nobre quer, e bem, ser um Presidente que não estará de braços cruzados. Isso quer dizer que terá a necessária coragem para, em nome da maioria, avançar com rupturas urgentes! O combate às consequências desta crise não passa por consensos abstractos e imobilizadores, mas pela capacidade de saber influenciar rupturas que apontem para uma nova geração de políticas sociais e económicas!

Apoio Fernando Nobre, convencido que a minha liberdade de critica ajuda e fortalece. Apoio Fernando Nobre porque estou convencido que como militante da esquerda socialista posso ajudar ainda mais quem quer ser Presidente eleito por um movimento social de iniciativa cidadã.
Apoio Fernando Nobre para qualificar a nossa República, a nossa democracia e voltar a lembrar que os marcos revolucionários do meu País, como o 25 de Abril de 1974 e o 5 de Outubro de 1910, sempre tiveram uma componente decisiva de iniciativa popular e cidadã.


(*) João Pedro Freire

3 comentários:

João Soares disse...

Olá João
Talvez já tenha passado pelo teu Tribuna. Também apoio Fernando Nobre.
Um abraço

Francisco Gonçalves disse...

Caro João,

É obvio que a candidatura de Fernando Nobre é necessária e bem vinda, pena que outros portugueses não lhe sigam o caminho, e neste contexto refiro-me obviamente a António Barreto, alguém que muito admiro…
A salvaguarda do voto de cada cidadão não está tanto na ideologia programática deste ou daquele partido, mas nas pessoas que neles militam, são elas que fazem os partidos, e é a sua pratica politica que afasta ou aproxima os cidadãos, e como tal devem esses mesmos líderes políticos assumir a responsabilidade da pouca fé que neles o Povo deposita…
Falando por mim, jamais votaria nos candidatos que presentemente se colocam na linha de partida para a Presidência da República apoiados por este ou aquele partido, hoje eu votaria Fernando Nobre, e estou certo de que muitos poderão fazer o mesmo, é a grande oportunidade da sociedade civil “dar uma bofetada” nos partidos, e eles sabem disso, pelo que será de esperar guerra suja contra qualquer candidatura que esteja à margem do seu controlo…
Acaso no panorama eleitoral concorressem diversas figuras de elevado carácter cívico e solidário, o dever dum partido democrático deveria passar pela liberdade de voto dos seus militantes e simpatizantes e não pelo condicionamento do seu voto… e escusam de vir dar aulas de democracia, porque na escola aonde eles andaram já muitos de nós por lá passamos… e levantamo-nos todos os dias para trabalhar, que é coisa que muitos deles não fazem!!!!
Muitos dos políticos de hoje, são os coladores de cartazes doutros tempos, nesse tempo primavam pelo silêncio, agora falam, falam… mas é um facto que pouco ou nada dizem, por isso é que o país anda a correr nos sapatos… embora pelo asfalto que por aí plantaram, até podíamos nadar de trotinete…

Um abraço

Miguel disse...

Caro João

Eu tambem apoio a candidatura de Fernando Nobre. Chega de políticos de carreira de Jota a PR. A vida não se consegue ver de dentro da politica. Só pode dar um bom contributo quem cresceu e viu de fora.