tribuna socialista

sábado, março 20, 2010

PAGAN: contribuir para uma consciência anti-guerra e anti-NATO!

Hoje participei na primeira Assembleia Pública da PAGAN no Porto. Não tenho participado, por opção, nas reuniões semanais desta plataforma, mas o que vi revela trabalho e persistência por parte de todos os PAGANistas que estão MESMO empenhados em contribuir para uma consciência anti-guerra e anti-NATO na sociedade portuguesa.

A plataforma PAGAN é constítuida por pessoas com uma grande pluralidade de opiniões e de experiências. Mas sabem aproveitar essa pluralidade para construirem caminhos convergentes em prol de um bem comum que é a busca da Paz!

A PAGAN quer falar com as pessoas, mostrar que a PAZ consegue-se sem lógicas assentes em blocos politico-militares, sem corridas armamentistas, com solidariedade internacional, com diálogo universal !

Desde o fim da 2ª guerra mundial, nos anos querenta do século passado, um Mundo assente em bloco político-militares (NATO, Pacto de Varsóvia, pacto dos países asiáticos ...) não deu um único dia de Paz ao nosso Planeta. Entre guerras maiores ou menores, nacionais, regionais ou locais, a Paz só tem feito parte da propaganda dos Estados, mas nunca da realidade do dia-a-dia deste nosso Planeta!
A expressão dessa atitude anti-guerra da PAGAN é dada por um abaixo-assinado que exige a saída das tropas portuguesas do Afeganistão ... Portugal não está em guerra com ninguém e ninguém tem autoridade para por Portugal em guerra com quem quer que seja!
Quando nos forçam a estar em guerra, por mais longe que essa guerra aconteça, teremos, inevitavelmente consequências na nossa terra ... por exemplo, quem paga essa guerra? quem paga as armas que alimentam essa guerra? quantas vidas serão necessárias serem perdidas para se chegar à conclusão que a guerra é o caminho para a guerra enunca para a Paz?

Visitem http://antinatoportugal.wordpress.com/

João Pedro Freire

Sem comentários: