tribuna socialista

terça-feira, março 23, 2010

O CLIMA FARTO DE NÓS ? ... debate internacional promovido pelo Bloco de Esquerda

"O que se passa com o planeta? Porque assistimos cada vez mais a catástrofes naturais?
O aquecimento global provoca Invernos mais frios?
Estas são algumas perguntas mais comuns que as pessoas colocam quando se fala de Alterações Climáticas."
O Bloco de Esquerda e o European Left realizam nos dias 26 e 27 deste mês de Março, um debate internacional para o qual convidaram cientistas portugueses e um dos principais responsáveis das Nações Unidas para as comentarem.
O debate realiza-se na Livraria Ler Devagar + LX Factory, em Lisboa, a partir das 17 horas de sexta-feira, 26 de Março.
"O aquecimento global obriga-nos a "mudar de vida"? É mais que provável. A questão é "mudar como e para onde". Que sociedade queremos construir e colmo reinventar o trabalho e o consumo à luz de uma perspectiva ecológica"
A ciência pode ajudar. Vários cientistas portugueses apresentam os seus projectos de investigação. Os movimentos sociais também.
Porque chegámos a este ponto? Os líderes mundiais não estão a enfrentar com coragem as medidas necessárias para ultrapassar a crise ecológica. Em Copenhaga falharam redondamente. A acção cidadã é, por isso, indispensável. Junta-te ao diálogo com os movimentos ambientalistas, sociais e alterglobais, porque somos nós que temos que fazer a diferença. Contamos contigo!"
(retirado do programa)
Sexta-Feira, 27 de Março
17h - 18h30 - A História das Akterações Climáticas
19h - 20h30 - Ecologia e Sociedade
22h - 24h - Visualização do comentário "Pare, Escute, Olhe"
Sábado, 27 de Março
10h30 - 13h00 - Projectos de Investigação - Apresentação de projectos de investigação em curso sobre energias renováveis e redes de distribuição
15h - 16h30 - Movimentos pela Justiça Climática - Mesa redonda sobre a agenda de acção em 2010
17h - 19h - Encerramento: com Marisa Matias, eurodeputada do BE; Soren Egge Rasmussen, Aliança Verde Vermelha da Dinamarca; Lothar Bisky, Presidente da European Left e do GUEINGL; Francisco Louçã, coordenador do Bloco de Esquerda

Sem comentários: