tribuna socialista

sexta-feira, agosto 13, 2004

DIÁLOGO PERMANENTE COM OS SINDICATOS: Excelente iniciativa de Manuel Alegre!!

Diálogo com a base social que pode propiciar alterações com qualidade política de esquerda. Diálogo ... não no abstracto, mas no concreto das mulheres, homens, jovens ou não, que têm uma palavra a dizer sobre uma alteração radical às políticas neo-liberais e de direita.

Uma das espressões dessa base social das esquerdas, são os sindicatos: CGTP e UGT. Duas realidades INCONTORNÁVEIS!

Manuel Alegre esteve, mais uma vez, BEM ao receber os sindicalistas socialistas que agem na CGTP e na UGT.

Manuel Alegre afirmou uma vertente das políticas de esquerda quando salientou que o grande problema do país é o da competitividade e que a sua resolução passa pela concertação social, pela qualificação e pela promoção de uma "cultura de inovação" nas empresas, que deverão assumir a sua responsabilidade social. (in Público de 13.08.2004)

Ideia importante e estratégica, numa perspectiva social que deverá reger as políticas de esquerda de uma alternativa de esquerda de governo, é a "discriminação positiva" das empresas que cumpram a contratação colectiva, através de benefícios sociais. (in Público de 13.08.2004).

Segundo Público de hoje, o candidato à liderança do PS defendeu uma maior ligação do partido aos sindicatos, lembrando que na sua origem, no século XIX, o movimento socialista esteve ligado ao movimento sindicalista.

Sem dúvida, uma perspectiva que contribui, também aqui, para o debate clarificador no seio do Partido Socialista. O que pensam José Sócrates e João Soares?

João Pedro Freire
Militante nr.3760
Secção Senhora da Hora (Matosinhos)

1 comentário:

Anónimo disse...

Vejo Manuel Alegre reagir á esquerda dentro do PS, mas eu pergunto ao mesmo, será o PS ainda um partido de esquerda? Qual o peso de Manuel Alegre dentro do PS face ao aparelho Socrático? Sou militante comunista e o que observo é que Manuel Alegre ignora o meu partido e até o chega a atacar. Não será o PCP também um grande partido de esquerda?