tribuna socialista

sábado, outubro 30, 2004

EM PORTUGAL E NA EUROPA: OPOSIÇÃO À DIREITA E AO LIBERALISMO! POR UMA EUROPA SOCIAL!

Os ataques da direita no poder já não se resumem a tudo o que é público e social. Agora a direita resolveu também usar os tentáculos do poder e dos lobbies económico-financeiros para atacar as liberdades democráticas.

De uma forma explícita, começou pelo ataque à liberdade de expressão na imprensa. O caso Marcelo Rebelo de Sousa é um exemplo. Não se sabe e não é importante nem relevante saber, se o ataque partiu do governo ou do grupo económico que controla a TVI ou dos dois de uma forma coordenada. Afinal, governo e grupos económicos bebem a mesma inspiração para este tipo de coisas como para muitos outros!... O que é importante constatar são as consequências nefastas da direita dos interesses e dos lobbies para a democracia e para a garantia das liberdades democráticas.

O governo de Santana & Portas é um governo não eleito, sem a legitimidade do voto, e, é o primeiro a contemporizar com ataques explícitos às liberdades.

É um governo para ser demitido! O que é que faltará mais para o Presidente Sampaio dar esse passo? O Partido Socialista deveria pedir eleições gerais. Exigi-las para que a palavra passe para o Povo!

A direita liberal e pró-Bush é caceteira, securitária é um permanente atentado à democracia e às liberdades.

Seja em Portugal, seja na Europa, esta direita tem de ser combatida com políticas alternativas, de esquerda e claramente socialistas. Na Europa, a direita e os liberais de todas as matizes, têm imposto um modelo que afasta os cidadãos, que inibe a sua participação democrática e que colocaa vertente social como uma miragem.

Persistir neste modelo só contribui para a destruição de um projecto de Europa unida, democrática e social.

O chamado "Tratado Constitucional Europeu" (TCE) subscrito pelos governos europeus é um exemplo de algo que foi produzido à margem da vontade cidadã europeia. Também aqui, numa matéria tão importante e decisiva, como é a Constituição para a Europa, a direita e os liberais mostraram do que não são capazes: de contribuirem para o aprofundamento da democracia, das liberdades e da participação cidadã!

Somos por uma Europa Democrática e Social e, como tal, estamos contra o actual TCE. Uma Constituição para a Europa deve resultar do trabalho de uma Assembleia Constituinte Europeia democráticamente eleita!

Apelamos à direcção do PS, ao secretário-geral eleito num processo aberto, democrático e com a participação directa dos militantes socialistas, para que lance um debate nacional aberto a todos os militantes, que defina a posição de todos os socialistas para o próximo referendo sobre o TCE.

DEMOCRACIA & SOCIALISMO explicará nesse debate porque defende o voto NÃO em nome de uma Europa Democrática e Social!

Estamos, desde já, disponíveis para debater com os militantes nas Secções e Núcleos que aceitem a nossa sugestão de DEBATE SOBRE A EUROPA!

João Pedro Freire
Militante PS nr.3760

************************************************************************************

Este texto faz parte do boletim DEMOCRACIA & SOCIALISMO a ser editado brevemente.

Sem comentários: