tribuna socialista

sexta-feira, janeiro 28, 2005

FREITAS DO AMARAL QUER O PS COM MAIORIA ABSOLUTA: ALGUNS SINAIS!

Uma maioria absoluta do Partido Socialista representa, antes de mais, uma enorme rejeição social dos anos de governação liberal e de direita. O PS é o partido de esquerda identificado por todos e, principalmente, por aqueles que sofreram os efeitos e as consequências das políticas dos governos de direita, como aquele que mais probabilidades tem de ser governo em vez da direita. Devido ao sistema eleitoral que vigora, o PS acaba por recolher, em zonas do interior do País, ou melhor, fora dos grandes centros urbanos, a concentração de votos não só de socialistas, mas também de comunistas e de outros votantes de esquerda.

É importante, é decisivo, que o Partido Socialista conquiste o maior número de votos contra a direita e, neste sentido, a maioria absoluta do PS é a expressão da vontade por outro governo com outras políticas que não representem uma repetição do que se rejeita!

Todos os votos são benvindos se representarem vontade de mudança política. Mas há novos votos novos que podem motivar uma reflexão. E a declaração de Freitas do Amaral de apelo a uma maioria absoluta do PS , motiva várias reflexões. É que Freitas do Amaral não é um homem de esquerda. Nunca foi e nunca o escondeu. Mesmo nos momentos em que tomou posição contra a aventura belicista de Bush. Sempre se afirmou à direita com uma posição do "centro"! E agora, as razões que o levam a votar PS, são razões que elegem o lado mais liberal do programa - já de si demasiado liberal para quem se diz socialista - do PS de José Sócrates.

Será que há algum acordo, traduzido numa hipotética participação de Freitas do Amaral num governo PS ou até de apoio do PS a uma candidatura presidencial de Freitas, caso António Guterres não avance?

E que políticas salienta Freitas do Amaral no programa do PS? As que abrem portas a medidas liberais (mais privatizações, mais aperto do cinto, emagrecimento da Função Pública à custa da dispensa de trabalhadores ...) ou aposta em políticas sociais e em aumento do investimento público?

E se o PS não tiver maioria absoluta, qual o apelo que fará então Freitas do Amaral para a obtenção de uma maioria estável no Parlamento?

Como socialistas teremos de ser muito claros relativamente aos apoios que se conquistam para que uma maioria absoluta seja capaz de agir políticamente por uma mudança clara e sem ambiguidades!




Sem comentários: