tribuna socialista

quarta-feira, janeiro 26, 2005

PS E PSD : ONDE ESTÃO AS DIFERENÇAS ?

Começa a ser PREOCUPANTE o que vamos vendo no dia-a-dia da pré-campanha eleitoral: o PS de José Sócrates TEIMA em não se diferenciar nas propostas que faz daquilo que foi a política dos governos de direita (Barroso & Santana).

Parece que às políticas da direita, o PS de Sócrates limita-se a juntar uma coloração rosa e umas pitadas de mais diálogo. Mas, no essencial, o que Sócrates propõe é o mesmo daquilo que o PSD propõe.

Esta não é, de certeza, a melhor forma de se assumir como ALTERNATIVA nem a melhor forma do PS se afirmar como esquerda, mesmo que com o adjectivo "moderna". Aliás, parece que o termo "moderna" serve sómente para acentuar o pendor liberal do programa e das propostas de Sócrates, a mesma matriz do programa e das propostas de Santana Lopes.

Veja-se o que se passa em matéria de "reforma fiscal", em matéria de privatizações, em matéria de "crescimento económico" ... para percebermos que estamos perante um dos perigos alertados por Manuel Alegre quando apresentou a candidatura a secretário-geral: o perigo da igualização/não diferenciação entre os dois principais partidos do sistema parlamentar português. Só que Manuel Alegre parece que também já se esqueceu do que disse e escreveu com toda a solenidade ...

A entrada em cena de António Guterres, também não augura nada de bom. Parece que o que José Sócrates pretende é a reposição das políticas guterristas que deram cabo do PS. As políticas dos governos de Guterres não foram nem são alternativas à direita!

José Sócrates e a sua direcção do PS ainda podem vir a comprometer a "maioria absoluta" que tanto pedem. Ninguém quer substituir políticas por políticas iguais, só que executadas por outras caras ...

Sem comentários: