tribuna socialista

domingo, janeiro 30, 2005

A DITA CONSTITUIÇÃO EUROPEIA: O PS DE JOSÉ SOCRATES É ALTERNATIVA AO PSD E À DIREITA???


O referendo sobre a Constituição Europeia não é para já! Primeiro, em 20 de Fevereiro, teremos as eleições para a Assembleia da Republica. Mas convém lembrar que a chamada Constituição Europeia também serve para definir diferenças - se existirem ... - entre os partidos concorrentes. Mais particularmente entre os dois principais partidos que se assumem como alternativos entre si: o PS e o PSD.

Infelizmente, também quanto à Constituição Europeia as semelhanças entre os dois partidos são maiores que as diferenças. Que o PSD se identifique com um texto que foi redigido por uma comissão não-eleita e com uma composição marcadamente liberal, tal como o próprio conteúdo quanto ao texto, não é surpresa. Surpresa é um partido que se assume como "esquerda", como "moderno", como oposição às políticas de direita de consumo interno, assumir uma posição favorável a um texto coloca o social como secundário e assume uma profissão de fé quanto ao modelo económico liberal que impõe para o espaço europeu.

José Sócrates e a sua direcção estão objectivamente a transformar o Partido Socialista num partido que querem ver alheado do combate político pela mudança de sociedade num sentido democrático e socialista. É um partido que querem ver mais próximo de abstractas "elites" do que daqueles que, no dia-a-dia, têm protagonizado acções decisivas contra a ofensiva do capitalismo/liberalismo globalizado. Como são os trabalhadores das empresas deslocalizadas que resisitem às sabotagens patronais! Estes trabalhadores não são considerados elites pela direcção do PS e não são convidados para o Fórum Novas Fronteiras ...

José Sócrates tem em relação à dita Constituição Europeia a mesma posição da direita. Tal como tem sobre o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, uma posição que não é agua nem vinho. Tal como em muitas outras posições em que a retórica não dá mesmo nenhuma garantia de que uma maioria absoluta do seu PS não venha a descambar nos mesmos erros e políticas que levaram Guterres a ser derrotado pela direita!

Por isto, como socialistas que somos, comprometidos com uma posição de transformação democrática e socialista da sociedade, defendemos claramente um governo de esquerda com um programa e políticas de esquerda. Um governo que resulte do esforço convergente do PS, do PCP e do Bloco de Esquerda e que represente a maioria social que derrotará a direita nas próximas eleições de 20 de Fevereiro.

Na Europa como em Portugal, o nosso posicionamento é do lado da transformação social !Posted by Hello

1 comentário:

Unknown disse...

A Constituição Europeia ou, mais precisamente, o Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa é um autêntico golpe de estado que reforça o poder na Europa a uns quantos em detrimento da grande maioria dos cidadãos da Europa.
A única posição possível quanto a este Tratado é a recusa pura e simples.
É cada vez mais óbvio que a União Europeia nunca irá funcionar a favor dos povos da Europa e principalmente dos portugueses.
Chocou-me profundamente a posição totalmente acrítica do Secretário Geral do PS ao achar que a Constituição é para aprovar, mais nada.
A Constituição Europeia é o enterro do projecto europeu. Depois dela só haverá lugar a ETA´s e IRA´s que aparecerão por essa Europa fora.