tribuna socialista

segunda-feira, janeiro 03, 2005

QUE SINAIS SÃO ESTES QUE O P.S. DE SÓCRATES ESTÁ A DAR?

Já aqui criticámos a ressuscitação da co-incineração. Uma critica não tanto pela validade ou não dessa opção, mas pela forma autoritária e algo até arrogante como José Sócrates a (re)apresentou.

Temos criticado também a tentativa da actual direcção socialista liderada por José Sócrates de ressuscitar o "guterrismo" - nas figuras públicas e nas políticas - como se fosse nessa faceta da história do PS que residisse a alternativa à direita.

Hoje, a imprensa noticia outra medida que estará definida já para um futuro governo PS: a subida do IVA de 19% para 20% como forma de se compensar o regresso dos beneficios fiscais dos chamados PPRs.

É notícia também a próxima realização da primeira sessão do Fórum Novas Fronteiras, dedicada a matéria económica, convidando-se, segundo a imprensa de hoje, para essa sessão ilustres economistas provenientes dos EUA, um ex-ministro do governo de Aznar derrotado por Zapatero e outro ex-ministro, este do governo brasileiro de Fernando Henrique Cardoso derrotado por Lula.

Há algo que não se percebe: será que um governo P.S. irá continuar a falar economês colocando em segundo plano reformas, políticas e medidas sociais? será que um governo P.S. vai também usar a mesma lógica do discurso orçamentista que dominou os governos de Durão Barroso e de Santana Lopes? será que rigor para um governo socialista tem o mesmo significado que para um governo de direita?

Uma alternativa do PS à direita precisa de saber cortar com as lógicas empresariais e liberais da direita. Precisa de dar protagonismo a quem a direita nunca dá: às organizações sociais e sindicais que representam a vontade dos cidadãos e dos trabalhadores. Precisa de dar sinais que não cede às influências dos lobbies e dos interesses de direita instalados. Precisa de mostrar coragem de saber definir novas e outras políticas que motivem mobilização e apoio sociais. Precisa mais de saber a opinião e a vontade dos que votam na mudança e menos a dos que sómente querem defender os seus interesses há muito instalados.

É que se não for assim, veremos o PS a repetir erros antigos que implicaram derrotas severas! E, além do mais, estaremos a desiludir a vontade da maioria social que tinha mostrado, mais uma vez, esperança em ver um governo do PS comportar-se como um governo de esquerda com programa e políticas de esquerda!

Pela nossa parte, continuaremos a apelar ao voto no P.S. para que uma governação de esquerda e à esquerda possa ser uma realidade!

Sem comentários: