tribuna socialista

terça-feira, julho 18, 2006

SAÚDE E REVOLUÇÃO SOCIAL: uma saudação com 70 anos!!




Há 70 anos, franquistas, sectores conservadores da Igreja, latifundiários e um rol de reacionários recorreram às armas para imporem, com a ajuda de Hitler, de Mussolini e o nim de Salazar, aquilo que nunca tinham conseguido pelo poder do voto.

Franco e os seus aliados deram vivas à morte para derrubarem pela força experiências concretas e revolucionárias de construção de vida!

Lembrar o levantamento franquista em Portugal é também um momento de afirmação dos acontecimentos de grande mudança social ocorridos na Revolução do Abril português. O 25 de Abril em Portugal marcou também um momento de afirmação para toda a oposição ao regime franquista. Como marcou a afirmação da autodeterminação de novos países africanos de língua portuguesa!

As duas últimas revoluções ibéricas mostraram também que a construção de uma democracia participada e directa tem de ser acompanhada de medidas que afirmem o socialismo como a alternativa a um capitalismo globalizado e também às deformações socialistas que a História tem vindo a registar.

Valorizar a auto-iniciativa, a auto-organização, a denúncia de todas as formas de autoritarismo, sempre com um sentido socialista é a forma mais eficaz para se comemorar uma data sem se cair em memorialismos caducos.
SAÚDE E REVOLUÇÃO SOCIAL!!

Sem comentários: