tribuna socialista

sexta-feira, julho 21, 2006

TED GRANT: morreu um socialista! Até sempre, camarada!

Ouvi falar pela primeira vez de Ted Grant em 1977, quando era militante da Juventude Socialista. Conheci-o através de escritos sobre a Revolução portuguesa. Depressa me apeteceu conhecer mais de Ted Grant ... passei a conhecer um militante revolucionário, já nessa altura com um trajecto de vida que era e continuou a ser um desenrolar de contibutos valiosos para o marxismo revolucionário.

Ted Grant faleceu! Completou-se mais um ciclo ... no entanto, o seu exemplo continuará e continuará bem com os contributos militantes, organizados ou não, de todos aqueles que, em todo o Mundo, se referenciam no excelente "In Defence of Marxism" http://www.marxist.com/ .

Tive o privilégio de conhecer Ted Grant numa reunião em Espanha. Foi, nessa altura, um momento vibrante.

Com o correr dos anos, continuei a ter Ted Grant e "In Defence of Marxism" como uma referência na minha referência marxista revolucionária. Surgiram divergências ... estou hoje numa posição diferente da de Ted Grant na mesma luta por um socialismo revolucionário que rejeita deformações liberais e totalitárias. Mas, continuo a ler os escritos que Ted nos deixa. Escritos que continuarão como referência!

Até sempre, camarada Ted Grant!

João Pedro Freire

1 comentário:

Geosapiens disse...

...é um livro interessante...desconhecia de a sua morte...obrigado pela noticia...um abraço...