tribuna socialista

sexta-feira, novembro 17, 2006

AÍ ESTÁ O BLOCO CENTRAL ... EM QUE NINGUÉM VOTOU!

A entrevista de ontem do Presidente da Republica Cavaco Silva foi mais uma confirmação do que já se sabia, a partir da governação Sócrates: há um bloco central constítuido pela convergência entre Sócrates e Cavaco Silva. É mais que uma "cooperação entre orgãos de soberania" , é um pacto de governo entre Cavaco Silva e Sócrates.

E o mais dramático é que NINGUÉM votou nesta convergência! Nem os que votaram nas Presidenciais em Cavaco, nem os que votaram nas legislativas no PS!

As eleições acabam por ser um momento de mera manipulação da opinião pública. O que nelas se "decide" (!?) não tem depois qualquer validade ou aplicação ...

Este é o quadro do parlamentarismo oferecido pelos modelos democráticos liberais.

Tal como os parlamentos representam cada vez menos a vontade popular, também os parlamentos acabam por conseguir responder de forma eficaz às crises que o liberalismo e as suas expressões políticas provocam!

A solução não é remendar o parlamentarismo com "democracia participativa". A solução tem de ser encontrada na iniciativa das pessoas, dos cidadãos e dos trabalhadores. Na busca de novas formas de expressão e aplicação da vontade popular! Há exemplos que chegam de forma distorcida (porque não interessa a verdade dos factos aos governos liberais) de Oaxaca, no México, por exemplo!

Sem comentários: