tribuna socialista

quarta-feira, novembro 01, 2006

NÃO AO TRABALHO PRECÁRIO!

A JSD de Lisboa vai lançar uma campanha intitulada "Recibo Verde ... Não Obrigado!". Segundo um dirigente daquela organização, citado pleo Público de hoje, "há uma geração que abdicou das suas férias, do respectivo subsídio, do 13º mês, de tudo" e que, por isso, "o poder político deve dar um sinal muito positivo a esta geração".

Segundo o Público, parece que o jovem dirigente da JSD não acredita no "conceito do emprego para a vida". E é aqui que se revela o sentido e a eficácia da referida campanha. Ou seja, o que a JSD de Lisboa pretende é uma espécie de emprego precário devidamente remunerado. Sem deixar de ser precário!

A praga dos recibos verdes é o termómetro da precariedade no emprego que invade não só quem entra no mercado do trabalho, mas tendencialmente TODO o chamado mercado de trabalho. Se pudessem, certamente que a vontade de muitos chamados empresários apontaria para 100% de precariedade em todo o mercado de trabalho. Facilitaria o fecho de empresas, diminuiria os custos e aumentaria o número dos que não protestam para assim garantirem um prato de lentilhas ...

Algumas questões se colocam:
  • porque razão não podem existir empregos para toda a vida? O que é que tem a ver as novas tecnologias, por exemplo, com essa dita impossibilidade?
  • porque razão um trabalhador não pode ter acesso a programas de formação profissional que o habilitem a enfrentar novos desafios tecnológicos? Programas de formação profissional suportados pela empresa onde está o trabalhador em vez da empresa dispensar o trabalhador por "extinção do posto de trabalho" ou "falta de adaptação" a novas tecnologias ou novos desafios.
  • porque razão o chamado mercado de trabalho barra o acesso ao direito ao emprego a trabalhadores considerados mais velhos ou "séniores" ?
  • porque razão o tal mercado de trabalho precariza (como se de uma inevitabilidade se tratasse) o emprego de jovens trabalhadores?
  • Porque razão os trabalhadores (jovens ou séniores) são incentivados pelas empresas a não se sindicalizarem ou a não criar orgãos laborais próprios como forma de lutarem e defenderem os seus direitos, nomeadamente em matérias como a formação profissional e os planos remuneratórios ?

Os recibos verdes são a expressão da precarização dos empregos imposta por uma economia assente na ditadura da empresa e no menosprezo do trabalhador. Daí que qualquer campanha, para ir ao fundo da questão, terá de atacar a raíz do problema e não a (impossível) amenização da consequência desse problema!

Sem comentários: