tribuna socialista

terça-feira, novembro 18, 2008

CONSELHO DE SÁBIOS ? propostas que definem quem as lança ...

António Vitorino, esse militante do PS que já foi candidato-desistente a quase tudo e que até já foi "radical", formulou por entre os seus doutos (!)comentários semanais na RTP1, mais uma "genial" (!) proposta para acabar com a "teimosia" entre professores e Ministério quanto à avaliação: nada mais que um "Conselho de Sábios"!

Primeiro comentário: os comentaristas de serviço às televisões optam sempre por considerar que, quando há uma luta com a dimensão como aquela que os professores mantêm, a "teimosia" tem de ser sempre repartida em partes iguais em relação às partes em confronto! O que vale é que a tal opinião pública a quem os comentaristas gostam de se dirigir, já deve ter comparado os argumentos dos 120.000 professores manifestantes e os da senhora ministra, e, descoberto em que lado mora a teimosia!

Segundo comentário: por entre os partidários neo-liberais de todas as cores (incluindo os cor-de-rosa socraticos) instalou-se a ideia que a crise se deve combater com o recurso a "elites". É claro que não são obrigados - porque até nem conseguem! - a constatar que um dos problemas mais sérios e graves da democracia do neo-liberalismo reside no afunilamento da institucionalização da participação trabalhadora, popular e cidadã a todos os níveis. Por exemplo, as reformas (!) que Sócrates quer para a Educação são uma boa amostra do que afirmamos! Agora, António Vitorino, mostrando quais são as suas actuais ligações, lançou a proposta de um "Conselho de Sábios" (também chamou de comissão de independentes!...) ... Ou seja, mais uma vez, fica de lado a possibilidade dos professores intervirem directa e democráticamente nos assuntos que lhes dizem respeito ...

Sem comentários: