tribuna socialista

domingo, novembro 02, 2008

TRIBUNA SOCIALISTA em "obras" durante uns tempos!...


Durante uns tempos, TRIBUNA SOCIALISTA vai continuar inactivo!



Inactivo não quer dizer, no entanto, alheado do que se está a passar à nossa volta: uma crise profunda do neo-liberalismo com os governos neo-liberais de todas as matizes (liberais própriamente ditos, liberais com roupagens "socialistas" ...) a adoptarem políticas hipócritas de estatizações que, óbviamente, mais não fazem que evitar qualquer espécie de socialização!



À esquerda, as respostas têm sido algo superficiais! Responde-se numa espécie de "taco a taco", mas as principais correntes pouco fazem para pensar o socialismo como a alternativa global, internacional e democrática no século XXI.



Nesse esforço colectivo de busca por uma alternativa socialista com dimensão democrática e internacionalista, registamos o aparecimento da Rede Luxemburguista Internacional (RLI). Uma organização que agrupa militantes luxemburguistas que partilham os postulados de Rosa Luxemburgo, da qual TRIBUNA SOCIALISTA faz parte.



A RLI conta com militantes em Espanha, nos Estados Unidos, em França, na Noruega, no Reino Unido e em Portugal. Os militantes da RLI não são nem reinvidicam ser os únicos activistas que têm como referência o pensamento de Rosa Luxemburgo. O próprio luxemburguismo não pode ser um dogma.



Os militantes da Rede Luxemburguista Internacional lançaram agora o primeiro número de um Boletim "HUELGA DE MASAS" (Greve de Massas) , que representa o resultado de um trabalho colectivo, internacional e livre. Este Boletim permitirá que todos os militantes possam expor livremente as suas ideias, já que a Liberdade é uma condição indispensável para a construção do Socialismo.



O trabalho de Rosa Luxemburgo sobre a auto-organização democrática da classe trabalhadora, os processos de greves de massas, o funcionamento da acumulação capitalista, a sua oposição a todas as formas de nacionalismo, são, na opinião dos militantes da RLI, chaves para a compreensão e para a interpretação do mundo actual.



TRIBUNA SOCIALISTA, enquanto espaço da blogosfera, vai estar inactivo durante uns tempos. Mas nos campos social e político continuaremos activos como militantes socialistas que estão empenhados na construção de uma alternativa socialista internacional.



Convidamos todas e todos os que partilham as ideias de Rosa Luxemburgoa contactar e a unirem-se à REDE LUXEMBURGUISTA INTERNACIONAL !

Sem comentários: