tribuna socialista

domingo, novembro 30, 2008

XVIII CONGRESSO DO PCP: sem contributos para uma alternativa convergente das esquerdas!

O XVIII Congresso Nacional do PCP está a decorrer e as novidades quanto aos contributos dos comunistas para uma alternativa convergente das esquerdas, são quase nulas!

A direcção do PCP continua a imaginar-se a si mesma como "a" esquerda, continuando a lançar ataques a todas as restantes correntes das esquerdas. Analisando algumas das posições da direcção comunista fica-se mesmo na dúvida se existirá mais alguma esquerda para além do PCP...

Das teses do PCP continuam visíveis traços nacionalistas no que diz respeito à acção do partido e às soluções que preconiza no combate à crise capitalista. Simultaneamente a concepção organizativa de partido é vertical, autoritária, rígida e pouco permeável a qualquer vivência plural. No plano internacional, o PCP continua a apelar a um "movimento comunista internacional" que parece existir sómente no imaginário de Jerónimo Sousa e dos seus camaradas de direcção. No ambito desse "movimento comunista", a direcção parece algo desorientada, quanto mais não seja, pelo modo como critica timidamente as realidades chinesa e norte-coreana.

Contributos para uma convergência das esquerdas, a direcção do PCP parece pouco dar. Parece, isso sim, mesmo muito pouco interessada ... continua a ver a luta pelo seu "socialismo" como uma espécie de defesa da "aldeia do Astérix" !

Felizmente a esquerda é plural e as lutas sociais, nas quais os militantes e os trabalhadores comunistas participam, encarregam-se de tornar essa convergência mais possível, porque, aí, o sectarismo e o centralismo burocrático acabam, desde logo, filtrados!...

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho estas divergências entre PCP e Bloco de Esquerda um pouco inúteis. Os partidos são diferentes, têm origens diferentes e algumas ideias são diferentes. Mas a sua essência não é diferente, algumas políticas, etc. Se fossem dois partidos com mais representatividade era bastante saudável para o país e para o as políticas que por aqui se praticassem que houvesse este tipo de divergências, mas assim não faz grande sentido e é estrategicamente mau.
Acusam-se mutuamente de um e outro apoiarem o autoritarismo e ditaduras. O PCP chega a ser acusado de apoiar matanças públicas. Basta não sermos hipócritas para saber que nenhum dos dois o quer.
Tendo ou não divergências não é certo fazerem acusações muitas vezes baratas. Isso só cria instabilidades entre as esquerdas e os eleitores que na sua maioria estão mal informados ainda ficarão mais confusos e acreditarão que os comunistas comem criancinhas e que os bloquistas têm plantações de cannabis. Além disso nem está certo acusar quem é que começou.
Se não se entendem ao menos que não hajam estas acusações primárias, penso eu.