tribuna socialista

quarta-feira, janeiro 14, 2004

MATOSINHOS: O PS ESTÁ NA CÂMARA MAS A CÂMARA NÃO É O PS!

O que se passa em Matosinhos com o Partido Socialista é lamentável! Porque em Matosinhos a fulanização das lutas internas do PS passaram para a praça pública, parecendo que tudo se resume a uma luta intestina entre o Presidente da Câmara, Narciso Miranda, e o Vice-Presidente, Manuel Seabra. Ambos do PS...

As oposições já mostraram que o momento é o “ideal” para mudar o cenário que tem vigorado no concelho com a maioria absoluta do apoio popular.

Tudo, na minha opinião, por culpa do Partido Socialista!

Vamos então a factos:
• O PS no concelho de Matosinhos tem como presidente eleito da sua concelhia, Manuel Seabra, também vice-presidente da Câmara. Vice que já foi presidente quando o actual Presidente Narciso resolveu rumar a Lisboa para um cargo governativo quando Guterres era o primeiro-ministro. Na altura, se a memória não me falha, até houve um jantar de despedida de Narciso ...
• Manuel Seabra, Presidente do órgão estatutário do PS no concelho de Matosinhos, foi eleito com maioria nas últimas eleições internas concelhias. É o Presidente, é o mandatário concelhio do Partido Socialista!
• Narciso Miranda é militante do PS, é Presidente da Câmara, mas não foi eleito para Presidente da Concelhia do PS de Matosinhos. Embora tenha sido candidato. Perdeu, democraticamente!
• A Câmara Municipal de Matosinhos tem maioria PS, tem um Presidente Socialista, mas não é o PS nem a concelhia do PS de Matosinhos. É eleita pelo povo de Matosinhos e não só pelos militantes do PS de Matosinhos.
• O que se passa actualmente em Matosinhos é a tentativa do Presidente da Câmara se fazer passar, por ser Presidente camarário, pelo mandatário do PS em Matosinhos. Dá-se ao desplante de ignorar as deliberações democráticas do seu Partido e não sabendo qual a opinião dos eleitores matosinhenses, resolve declarar guerra ao seu Vice-Presidente que é o Presidente eleito concelhio do seu Partido.
• Narciso Miranda e os seus directos seguidores na Câmara estão a lesar o Partido Socialista em Matosinhos e no plano nacional e a contribuir para que a actual maioria absoluta passe para outra realidade partidária!
• Narciso Miranda pensa nele, só nele e não faz melhor que um qualquer Alberto João madeirense ou um Ferreira Torres marcoense! É lamentável ...

A Comissão Concelhia do PS de Matosinhos deveria mostrar quem é o Partido Socialista em Matosinhos. Tem toda a legitimidade democrática para o fazer. É isso que espera a maioria dos militantes socialistas de Matosinhos. É esse o sentir das secções socialistas de Matosinhos.

E mostrar quem manda no PS em Matosinhos é declarar que o Partido Socialista tem um projecto para continuar a renovar Matosinhos com todo o povo de Matosinhos, não se revê nem tem nada a ver com as últimas acções do actual Presidente da Câmara.

São acções sem qualquer relação com qualquer projecto político, são acções que só podem ter a ver com ambições pessoais ...

O Partido Socialista em Matosinhos, com todo o povo, quer continuar a colocar o concelho no caminho do progresso, no caminho de uma realidade solidária!

O Partido Socialista em Matosinhos, através dos seus órgãos estatutários, deveria retirar a confiança política a quem confunde Câmara com partido e, a partir da Câmara, resolve declarar guerra a órgãos partidários democraticamente eleitos pelos militantes, os mesmos que rejeitaram o Presidente da Câmara para seu Presidente partidário no concelho de Matosinhos!

Porque o PS não tem uma visão afunilada das forças com responsabilidades na transformação social, seja no plano local, seja no plano nacional, deveria convocar para uma convenção concelhia todas as forças políticas, sociais, recreativas e culturais que aceitem discutir propostas de futuro para Matosinhos numa perspectiva democrática e de esquerda!

Adiar estes passos é contemporizar com acções que diminuem politicamente o PS, com acções que fazem esquecer a acção de anos do PS na Câmara de Matosinhos e que só tornam visível as ambições pessoais de quem já nada tem a propor ao Povo de Matosinhos!

O PS de Matosinhos tem de mostrar CORAGEM !

Sem comentários: